Foto Divulgação
A Secretaria Municipal de Cultura (Semc) prorrogou o período de inscrição para os editais 001/2023 e 002/2023 referentes à Lei Paulo Gustavo que cadastram projetos para apoio à Cultura Popular, Espaços e Coletivos Culturais de Vitória e apoio a produções de Áudio Visual.
Os Editais, que cumprem a Lei Complementar nº 195/2022, publicados no último dia 2 de outubro, por meio do Fundo Municipal de Cultura (FunCultura), têm agora o período de inscrições estendido até a próxima terça-feira (7). A resolução consta na página 5 do Diário Oficial do Município de Vitória publicado hoje (31).
Para participar, os interessados devem estar atentos, pois cada edital possui suas próprias particularidades.
Os editais são destinados a artistas, produtores culturais, técnicos ou agentes da área artística e cultural, empresas ou instituições do setor cultural, com ou sem fins lucrativos, domiciliados ou sediados no município de Vitória, com comprovação de experiência mínima no setor artístico-cultural de, pelo menos, um ano, por meio da apresentação de portfólio.
Os Editais lançados da Lei Paulo Gustavo têm o objetivo de distribuir recursos provenientes do Ministério da Cultura e Governo Federal, sendo eles:
Propostas para apoio à produção, difusão e fomento do audiovisual
Chamamento nº 001/2023 tem como objetivo selecionar propostas para produção, pós-produção ou finalização de videoclipe, curta, média ou longa-metragem, nos gêneros de: ficção, documentário ou animação; propostas visando o apoio a reformas, restauros, manutenção e funcionamento de salas de cinemas, cinemas de rua ou itinerantes, que tenham atividades na cidade de Vitória; propostas de formação, qualificação e difusão do audiovisual, apoio a mostras e festivais, apoio à pesquisa, preservação e memória e apoio a cineclubes.
Propostas para apoio a cultura popular, espaços e coletivos culturais de Vitória
O Chamamento nº 002/2023 consiste na na seleção de propostas de produção e realização de 01 festival de apresentações das escolas de samba dos grupos de acesso de Vitória; apoio a grupos de cultura popular de Vitória, como: grupos de capoeira, grupos de congo, desfiadeiras de Siri, paneleiras de Goiabeiras, grupos de arraiás, povos quilombolas, entre outros; fomento a execução de ações artístico-culturais de coletivos e espaços culturais de Vitória.
Inscrições
As inscrições são online, através do site Mapa cultural, na opção “Oportunidades”.
Os documentos na íntegra e os anexos necessários para a realização da inscrição são encontrados no Portal de Documentação Oficial, na página dos Editais da Cultura, que pode ser acessada aqui.
O processo de seleção será composto de etapa de avaliação, sucedida de etapa de análise documental, conforme documentação e requisitos exigidos na seleção.