Cultura Sul realiza exposição itinerante de poemas em Santa Thereza | Editoria Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler


Cultura Sul realiza exposição itinerante de poemas em Santa Thereza | Editoria Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Cidade

Em 30/10/2023 às 20:15h

Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Cultura Sul realiza exposição itinerante de poemas em Santa Thereza | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Foto: ArquivoJM

Com 35 anos de atuação na literatura bajeense, o grupo Cultura Sul abre ao público uma exposição que destaca a rica herança cultural e histórica da Vila de Santa Thereza, através dos textos criados na oficina de poetas. O evento, que está atualmente em exibição na Capela de Santa Thereza, é uma homenagem à Santa e ao Centro Histórico da cidade.

A exposição acontece na Capela de Santa Thereza, permanecendo aberta ao público até o dia 31 de outubro. Os visitantes podem apreciar as obras diariamente das 13h30 às 17h30, incluindo sábados e domingos, com entrada gratuita.

O projeto teve sua gênese na primeira reunião coordenada por Maria Conceição, ocorrida em março. Como é tradição na oficina, as temáticas a serem trabalhadas são escolhidas durante reuniões quinzenais, e o primeiro tema do ano foi o Centro Histórico Vila de Santa Thereza.

A ideia de criar uma exposição em colaboração com o centro surgiu quando os poetas da oficina contribuíram com poemas acerca do local histórico e também da Santa, que dá nome ao complexo. “É importante o grupo de poetas estar envolvido na comunidade e cumprir a responsabilidade de produzir, disseminar e participar ativamente da arte e cultura local”, destaca.

Maria Conceição procurou Maria Luiza Pêgas, presidente da Associação Pró-Santa Thereza, que sugeriu a criação de banners com os poemas e imagens do complexo. Este projeto em conjunto resultou em 11 banners dos poetas do Cultura Sul, juntamente com um banner de apresentação, contendo um fragmento de poema de Elvira Nascimento, a Mercinha.

O objetivo principal da exposição, conforme Maria Conceição, é valorizar a Vila de Santa Thereza. Conforme destaca, o complexo é de contemplação, possuindo um patrimônio histórico e cultural notável, característico da cidade de Bagé. “É uma história linda que nem sempre recebe o reconhecimento que merece”, pondera.

A exposição tem planos de itinerância, permanecendo no Centro até o final de outubro. Posteriormente, um cronograma está sendo elaborado para levá-la a outros locais, com o Museu Dom Diogo sendo a próxima parada provável. Além disso, a intenção é que a exposição visite escolas e prédios históricos, permanecendo cerca de 15 dias em cada local.

“O projeto evidencia o potencial poético do lugar, assim como dos nossos poetas, proporcionando aos moradores e visitantes integração social através da cultura”, destaca Maria Luiza Pêgas, presidente da Associação Pró-Santa Thereza, que celebra 20 anos de fundação.

A exposição é resultado de uma parceria entre a Associação Pró-Santa Thereza e o Cultura Sul. Os banners apresentam os trabalhos dos poetas Elvira Nascimento, Sônia Alcalde, Sarita Barros, Ada Maria Machado, Gladis Veloso Deble, Maria Conceição Rosa dos Santos, Adauto Simões Pires, Maristela Lemos, Kydo Ferreira, Vera Vigil e Clenea Brito. As fotos que acompanham os textos são da autoria de Maria Conceição, Marilu Teixeira, Julinho Pimentel e Maristela Lemos.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

[email protected]

SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

[email protected]

CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

[email protected]


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *