Cursos gratuitos com foco em tecnologia e meio ambiente têm 2,5 mil vagas


A Prefeitura de Belo Horizonte abriu 2,5 mil vagas em 12 cursos gratuitos, na modalidade de Ensino a Distância, com foco em tecnologia e meio ambiente.

 

As formações, que fazem parte do Programa de Inclusão Digital da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), são ofertadas a candidatos maiores de 16 anos nas áreas de:

 

•    Introdução às Novas Tecnologias
•    Ferramentas para Home Office
•    Planilha Eletrônica
•    Criação de sites com Gerenciador de Conteúdo
•    Empreendedorismo Digital
•    Programação Web: HTML e CSS
•    Programação Web: Lógica de Programação e JavaScript
•    Programação Web: Banco de Dados – MySQL
•    Programação Web: Programando em PHP
•    Educação Ambiental
•    Resíduos Eletroeletrônicos
•    Mudanças Climáticas

 

As inscrições podem ser feitas no Portal da PBH ou presencialmente, na Unidade de Inclusão Digital da Prodabel: Rua José Clemente Pereira, 440, bairro Ipiranga. Feita  a inscrição, os alunos receberão, em até cinco dias úteis, um contato através do WhatsApp ou pelo e-mail.

 

As turmas são formadas imediatamente após o preenchimento da sala virtual. Por isso, as inscrições podem ser aceitas a qualquer momento, até o limite de vagas.

 

Para obter mais informações sobre os cursos da Prodabel, o candidato pode entrar em contato pelo telefone (31) 3277-6064 ou no WhatsApp (31) 98888-3238.

 

Programa de Inclusão Digital

 

O Programa de Inclusão Digital da Prefeitura de Belo Horizonte tem capacitado cidadãos da capital com cursos presenciais e on-line. De 2022 a janeiro de 2024, a Prodabel emitiu mais de 12 mil certificados em cursos gratuitos de tecnologia. Em janeiro deste ano, com a missão de potencializar a ampliação do acesso aos conhecimentos digitais, a Empresa expandiu os locais de qualificação e abriu turmas presenciais em todas as nove regionais da cidade.

 

Belo Horizonte possui mais de 100 espaços com acesso gratuito a computadores ligados à internet, com livre acesso à população.  Esses locais são reconhecidos como Pontos de Inclusão Digital (Telecentros) e possuem de 10 a 20 microcomputadores que, além de possibilitar aos cidadãos o envio e-mails, pagamento de contas, emissão de 2ª via de documentos, entre outras atividades do cotidiano, ampliam a oportunidade de realizar os cursos disponíveis na Plataforma EaD da PBH.

 

Os Pontos de Inclusão Digital estão implantados em diversos locais, como bibliotecas, órgãos da Prefeitura, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros Culturais de Belo Horizonte e Organizações da Sociedade Civil. Clique AQUI e encontre um telecentro perto de você.

 

Em 2022 e 2023 o Programa garantiu a doação de 1.354 dispositivos recondicionados para famílias residentes em vilas e favelas, que se enquadraram nos critérios de doação e 1.495 para instituições que abriram suas portas para a implantação de novos telecentros.

 

Para potencializar a conexão dos moradores e facilitar o acesso aos cursos de capacitação, a Prefeitura de Belo Horizonte também disponibiliza Wi-Fi gratuito em todas as 218 vilas e favelas da capital e em diversos espaços públicos.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *