Estudantes de escolas públicas e privadas do município participam do Cyber Conquista, uma feira de ciência, tecnologia e inovação realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Gestão e Inovação, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e parceiros. O evento, que acontece até sábado (28), conta com estandes, palestras, oficinas e visitas guiadas ao planetário Everardo Públio de Castro.
A programação, realizada no Centro Cultural Glauber Rocha, está inserida nas atividades da 20ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e também conta com o Festival de Invenção e Criatividade no qual estudantes e público em geral poderão visitar 30 estações com diferentes tipos de ideias e projetos inovadores.
Segundo uma das organizadoras do Cyber Conqusita, Dayse Andrade, momentos como esses são muito importantes, pois permitem que as crianças, adolescentes e jovens entendam e experimentem inovações e se beneficiem das contribuições que esses projetos inovadores podem oferecer.
Para a professora de Física e Robótica, Thuane Spinola, participar do Cyber Conquista é uma experiência positiva, além de uma maneira interativa das pessoas entenderem de forma interativa que a ciência faz parte do seu dia a dia. “Eu enquanto professora fico maravilhada e os nossos estudantes também têm essa vivência com o público”, completou.
Aluna do 9º ano, Flávia Rafaela Dourado e as colegas de equipe criaram um dispositivo no qual energia limpa é gerada para a produção de pipoca. “A gente adquire conhecimento, aprende a trabalhar em grupo e também tem essa questão de apresentar o material produzido para outras pessoas”, disse.
- Thuane Spinola
- Dayse Andrade
- Isadora, Flávia Rafaela e Gabriela
Os estandes seguem abertos para a visitação até às 18h30 desta quinta e sexta. À noite, especialistas apresentam diferentes assuntos por meio de palestras no foyer da Prefeitura da Zona Oeste. No sábado, a programação termina ao meio dia.