Data Fifa e a “paralisação” do calendário do futebol brasileiro; é de verdade?


Uma das decisões mais propaladas recentemente na divulgação do calendário atual do futebol brasileiro é que a Data Fifa iria, efetivamente, causar a paralisação, especialmente, do Campeonato Brasileiro, o que impediria que os clubes ficassem sem seus principais jogadores por causa das partidas simultâneas. Mas, na prática, não tem sido bem assim.

Pensando especificamente nesta Data Fifa, de outubro, dá para avaliar que é uma meia verdade. A começar pela marcação de Cuiabá x Cruzeiro para um sábado, a única partida do Brasileirão no fim de semana. O clube do Mato Grosso ficou sem um jogador, o paraguaio Isidro Pitta. O jogo foi adiado para que o gramado da Arena Pantanal fosse preservado para o jogo de quinta, entre Brasil e Venezuela. Mas não tinha como colocar essa partida antes?

Outro fato inusitado quando falamos de paralisação é o fato de a rodada das eliminatórias sul-americanas ser na terça e já na quarta o Campeonato Brasileiro voltar normalmente. Por mais que alguns jogos estejam programados para quinta-feira, o prazo para o atleta descansar, ainda mais quando falamos de longas viagens, é, no mínimo, inapropriado. 

Para citar mais um caso envolvendo o futebol mineiro, Guilherme Arana, do Atlético, pode jogar no Uruguai na terça, às 21h, e menos de 48 horas depois, o Galo entra em campo contra o Palmeiras, em São Paulo, pelo Brasileirão – lembrando que o Verdão também tem vários jogadores convocados para diversas seleções. O mesmo vale para jogadores de Flamengo, Santos, Fluminense, também com atletas nesta situação. Alguns podem jogar, outros não, o que é um problema.

Enquanto isso, as principais ligas europeias seguem com suas competições no final de semana, dando tempo para a recuperação correta dos envolvidos e, claro, qualificando o espetáculo. Um prazo necessário que só traz benefícios para todas as partes.

A Fifa já divulgou quais vão ser as datas dos jogos de seleções em 2024, um ano que vai ter Eurocopa e Copa América. A CBF ainda não detalhou seu calendário para a temporada que está por vir, mas seria fundamental que correções sejam feitas para, principalmente, não só colher os benefícios óbvios como evitar manter essa ilusão de que tudo para na Data Fifa e não tem nenhum prejudicado. É mais uma chance de repensar o calendário, que teve melhoras nos últimos anos, para ser justo, mas que ainda precisa ser melhor elaborado.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *