De Cristian Borja a Richard Ríos: Flamengo fez várias apostas colombianas nos últimos anos


O Flamengo estreia na Libertadores nesta terça-feira na Colômbia contra o Millonarios. Há alguns anos, o clube começou a olhar para fora do Brasil e fazer alguns investimentos em jogadores sul-americanos. Foi assim que o futebol colombiano chamou a atenção e colocou o país entre aqueles que o Rubro-Negro mais contratou estrangeiros em sua história.

Veja imagens do El Campín, palco da estreia no Flamengo na Libertadores

Veja imagens do El Campín, palco da estreia no Flamengo na Libertadores

Gustavo Cuellar Flamengo  — Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Gustavo Cuellar Flamengo — Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

A Colômbia (7) e o Uruguai (11) andam próximos como os países que o Fla mais contratou, ficando atrás somente de Paraguai (13) e Argentina (40). Foi em 2010 que os colombianos começaram a ganhar espaço no Rubro-Negro – antes, o único tinha sido o atacante Santiago Tréllez, que não chegou a atuar no profissional e frequentou rapidamente a base antes de se transferir para o São Paulo.

O Flamengo contratou sete colombianos nos últimos 14 anos. A lista começou quando Zico, então diretor de futebol, apostou no atacante Cristian Borja. O jogador fez apenas sete jogos, não marcou nenhum gol, ficou encostado, atuou pelo sub-23 pouco antes de rescindir o contrato com o Rubro-Negro.

Cristian Borja, Flamengo — Foto: Divulgação / Flamengo

Cristian Borja, Flamengo — Foto: Divulgação / Flamengo

O segundo foi o lateral Pablo Armero, contratado no início de 2015 e mais um a deixar o clube antes do contrato terminar. O colombiano fez apenas cinco jogos, deu duas assistências, mas não conseguiu se firmar no clube e retornou à Udinese, da Itália, que detinha os direitos econômicos.

Os colombianos que marcaram o imaginário dos rubro-negros começaram a aparecer a partir de 2016. O volante Gustavo Cuéllar fez história e ficou no clube por quatro temporadas. Participando inclusive da Geração 2019, a segunda mais vitoriosa da história do Flamengo.

berrio São Paulo x Flamengo — Foto: Marcos Ribolli

berrio São Paulo x Flamengo — Foto: Marcos Ribolli

Apesar de algumas polêmicas antes de se transferir para os mundo árabe, o colombiano foi bicampeão carioca (2017 e 2019) e conquistou a Libertadores e o Brasileirão, ambos em 2019. Com status de titular e o bom desempenho no Flamengo, Cuéllar acumulou convocações para sua seleção no período.

A aposta do Flamengo em 2017 foi o atacante Orlando Berrío, que era destaque do Atlético Nacional. A passagem durou até 2020 e, assim como o compatriota Cuéllar, acumulou títulos no clube, mesmo tendo feito apenas 81 jogos e dividindo opiniões.

Rueda troca Flamengo pela seleção do Chile e clube chama Carpegiani

Rueda troca Flamengo pela seleção do Chile e clube chama Carpegiani

No mesmo ano, o Rubro-Negro contratou Reinaldo Rueda como novo técnico. O colombiano foi campeão da Libertadores em 2016 com o Atlético Nacional. No Flamengo, ficou poucos meses no cargo e foi o treinador a ser vice-campeão da Sul-Americana e da Copa do Brasil. Rueda deixou o clube em uma saída polêmica para assumir a seleção do Chile.

O quinto jogador colombiano a atuar no Flamengo foi mais um atacante. Marlos Moreno foi um dos reforços de 2018. O jogador chegou por empréstimo do Manchester City e foi no Rubro-Negro, no Maracanã, que encerrou um jejum de dois anos sem fazer gol. No fim da temporada, o atacante se despediu e foi para o Santos Laguna, do México.

Fernando Uribe Flamengo — Foto: Marcelo Baltar

Fernando Uribe Flamengo — Foto: Marcelo Baltar

Outro colombiano que tem um espaço na galeria do Flamengo é Fernando Uribe, o atacante contratado para substituir Paolo Guerrero. Mas, com poucos jogos e sem vingar no clube, a lembrança que Uribe deixou é indireta para os rubro-negros. Foram apenas 37 jogos antes dos cariocas negociarem o jogador com o Santos. Foi a mesma transação que levou Bruno Henrique para o Rio.

Flamengo e Santos chegaram a um acordo de R$ 6 milhões pelo colombiano. O valor foi descontado do montante que o Rubro-Negro iria pagar para ter Bruno Henrique no elenco. Posteriormente, o jogador que assumiu a camisa 27 se tornou um dos ídolos do clube e está no elenco até os dias de hoje.

Richard Rios Flamengo — Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Richard Rios Flamengo — Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Uribe teve uma passagem rápida por São Paulo até retornar para Colômbia, onde encerrou a carreira no fim do ano passado. O último clube do atacante foi justamente o Millonarios, que será o primeiro adversário do Flamengo nesta temporada de Libertadores.

O último colombiano a atuar profissionalmente pelo Flamengo foi Richard Ríos, que hoje é destaque no Palmeiras. A história do jovem é curiosa: o volante chamou atenção jogando futsal e chegou no Ninho do Urubu para ser lapido para atuar no campo.

Richard Ríos é a nova contratação do Palmeiras: veja lances do colombiano pelo Flamengo

Richard Ríos é a nova contratação do Palmeiras: veja lances do colombiano pelo Flamengo

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *