A Austrália baniu os serviços de IA da DeepSeek de todos os sistemas e dispositivos do governo, tornando-se um dos primeiros países a tomar medidas diretas contra uma startup chinesa de inteligência artificial que abalou o Vale do Silício e os mercados globais este ano.
- Colocamos o DeepSeek e o ChatGPT para conversar: IAs têm debate existencial, questionam humanos e ‘sonham’ em ser artistas
- IA: OpenAI anuncia ferramenta de ‘Pesquisa Profunda’ para o ChatGPT
O Ministro de Assuntos Internos, Tony Burke, disse em um comunicado nesta terça-feira que todos os produtos, aplicativos e serviços da DeepSeek seriam removidos dos sistemas do governo por motivos de segurança nacional com efeito imediato. Uma avaliação de ameaças feita pelas agências de inteligência do país concluiu que a tecnologia representava um risco inaceitável, disse ele.
Fundada em Hangzhou há apenas 20 meses, a tecnologia da DeepSeek causou impacto em janeiro com um novo aplicativo móvel que apresentava seu chatbot de IA de raciocínio – que articula sua aproximação do processo de pensamento e pesquisa antes de fornecer uma resposta – que parecia sugerir que a IA de alto nível poderia ser desenvolvida sem grandes investimentos em hardware.
- DeepSeek provoca inversão inédita: ‘Os EUA é que vão ter de copiar a China’, diz consultor
Seu apelo o levou ao topo das paradas de download em todo o mundo. No entanto, rapidamente surgiram dúvidas sobre a segurança do serviço.
“A IA é uma tecnologia cheia de potencial e oportunidades, mas o governo não hesitará em agir quando nossas agências identificarem um risco à segurança nacional”, disse Burke no comunicado.
Evitando quaisquer críticas sobre a Austrália agir contra o aplicativo simplesmente por causa de sua origem chinesa, ele acrescentou que a abordagem do governo era “agnóstica em relação ao país e focada no risco para o governo australiano e nossos ativos”.
A ação não se estende aos dispositivos pessoais de cidadãos privados. No entanto, os australianos poderiam “interpretar o fato de que o governo decidiu que não é seguro ter telefones do governo”, disse o Ministro do Emprego e Relações no Local de Trabalho, Murray Watt, ao Channel 7.
- ChatGPT x DeepSeek: Em que quesitos as IAs americana e chinesa se saem melhor? Veja comparação
“Talvez as pessoas queiram pensar sobre isso quando se trata de seus telefones pessoais”, disse ele. “Certamente estaríamos incentivando as pessoas a realmente conhecerem as diretrizes e regras de privacidade on-line da DeepSeek e a tomarem uma boa decisão sobre se querem correr esse risco.”
A Austrália não é o primeiro país a tomar medidas contra a DeepSeek. O órgão regulador de privacidade da Itália ordenou o bloqueio para proteger os dados dos consumidores, enquanto a Comissão de Proteção de Dados da Irlanda solicitou mais informações à empresa.
- Concorrência: Alibaba lança novo modelo de IA que diz ser superior aos da DeepSeek e da Meta
Centenas de empresas privadas também tomaram a medida preventiva de bloquear o acesso ao DeepSeek, informou a Bloomberg News na semana passada.
O governo australiano foi um dos líderes na decisão de banir a gigante chinesa de redes Huawei Technologies de seus sistemas 5G em 2018, o que provocou uma briga diplomática entre Canberra e Pequim. A disputa acabou culminando na imposição de sanções comerciais pela China às exportações australianas no auge da pandemia de Covid-19.
As relações entre os dois países melhoraram desde a eleição do governo de centro-esquerda de Anthony Albanese em maio de 2022.