Dia da Ciência e Tecnologia: Aluno salienta a automação dos processos


Ciência de Dados é um campo de pesquisa interdisciplinar caracterizado pelo uso de métodos científicos, principalmente computacionais, estatísticos e matemáticos. Hoje, no dia 16 de outubro se comemora o Dia da Ciência e Tecnologia. Eduardo Adame Salles, estudante do 6º período do curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial da Escola de Matemática Aplicada (FGV EMAp) falou sobre a área e de que forma deseja mudar o mundo com a sua profissão.  

A área é utilizada na elaboração de algoritmos destinados a extrair conhecimento de um volume muito grande de dados. Nesse contexto, o aluno destacou o seu interesse em contribuir para a resolução de problemas urgentes, como as mudanças climáticas, a saúde pública e a desigualdade social. 

“A Ciência de Dados é crucial para a automação de processos, otimização de recursos e previsões mais precisas, o que pode levar a economias de tempo e recursos para as organizações e, em última instância, beneficiar a sociedade como um todo”, disse Eduardo.  

Veja abaixo entrevista completa abaixo.  

Por que você escolheu cursar Ciência de Dados e Inteligência Artificial?   

Escolhi cursar Ciência de Dados porque sempre fui fascinado pela ideia de usar dados para resolver problemas do mundo real. Desde cedo, percebi o poder dos dados na tomada de decisões informadas e na busca por soluções eficazes.   

Além disso, a combinação da matemática, estatística, programação e análise de dados em Ciência de Dados me atraiu, pois oferece uma abordagem interdisciplinar para abordar questões complexas. Acredito que esta área é a chave para a inovação e o progresso em muitos setores, e eu queria fazer parte desse movimento.   

Como a profissão que escolheu contribui com a sociedade?   

A Ciência de Dados desempenha um papel fundamental na contribuição para a sociedade de várias maneiras. Primeiramente, ela permite a extração de insights valiosos a partir de grandes volumes de dados, ajudando a identificar tendências, padrões e correlações que, por sua vez, podem informar políticas públicas, estratégias de negócios e tomadas de decisão em saúde, educação, meio ambiente e muitos outros setores.   
   
Além disso, a Ciência de Dados é crucial para a automação de processos, otimização de recursos e previsões mais precisas, o que pode levar a economias de tempo e recursos para as organizações e, em última instância, beneficiar a sociedade como um todo. Ela também desempenha um papel importante na pesquisa científica, na medicina, na análise de riscos financeiros e em muitas outras áreas, contribuindo para avanços significativos.  

Como você deseja mudar o mundo com a sua profissão?   

Meu objetivo é utilizar as habilidades em Ciência de Dados para abordar desafios sociais e globais. Quero contribuir para a resolução de problemas urgentes, como as mudanças climáticas, a saúde pública e a desigualdade social. Acredito que a análise de dados pode ser uma ferramenta poderosa para criar um mundo mais sustentável e equitativo.   
   
Ademais, tenho o compromisso de promover a ética na Ciência de Dados, garantindo que a coleta e o uso de dados sejam realizados de maneira responsável e transparente, respeitando a privacidade das pessoas. Também desejo compartilhar meu conhecimento e capacitar outros a se tornarem profissionais de Ciência de Dados, contribuindo assim para a disseminação do impacto positivo dessa disciplina.    

FGV EMAp  

A graduação em Ciência de Dados oferecida pela FGV EMAp tem como principal objetivo garantir que todos os egressos tenham os instrumentos necessários para fazer as melhores escolhas profissionais e construir uma trajetória própria, produtiva e criativa.   

Para tanto, o curso inclui workshops voltados ao desenvolvimento de habilidades e competências profissionais, uso de métodos participativos em sala de aula e oportunidades de intercâmbio no exterior. A graduação também conta com corpo docente formado por algumas das mais respeitadas instituições internacionais e nacionais.  

Onde atuar?  

  • Varejo e e-commerce;  

  • Empresas de tecnologia;  

  • Consultorias;  

  • Mercado financeiro: Bancos de investimentos; Fintechs; Bancos comerciais; Fundos de pensão;  

  • Indústria farmacêutica e saúde;  

  Saiba mais sobre a Escola de Matemática Aplicada, no site.  


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *