31/10/2023
O coordenador de multimídia do IMPA, Dion Villar, foi um dos oito homenageados durante o encerramento da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorreu de 16 a 22 de outubro, em Brasília. O evento, que completou 20 anos em 2023, reconheceu profissionais que contribuíram de forma relevante para o sucesso da popularização da ciência e da SNCT. “Os escolhidos foram considerados ícones e que de algum modo representam o coletivo, o conjunto que faz a SNCT ser um sucesso”, destacou a página do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Leia mais: Medalhista sonha em fazer faculdade e inspirar família
Curso de Verão abre inscrições para bolsa de estudo
Ciclo Faperj promove palestras com pesquisadores do IMPA
“Me sinto muito feliz e honrado por estar há 20 anos trabalhando para este projeto da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e por ter sido escolhido entre inúmeros funcionários e servidores do Ministério – entre eles, o professor Ivo Leite Filho, Douglas Falcão e Ildeu de Castro Moreira, que são top de linha no que se refere à divulgação científica. É uma honra estar entre eles e entre os oito homenageados. Significa que tenho que dividir esse prêmio e agradecer a todos os diretores do IMPA, a todos funcionários que sempre me incentivaram, a todos os colegas no ministério e a minha família”, disse Dion.
Dion, que está no IMPA desde 1987, participa de todas as edições da SNCT, desde 2004, em Brasília, e também de outros eventos realizados no Rio de Janeiro. Luana Meneguelli Bonone, coordenadora-geral de Popularização da Ciência e Tecnologia, que fez a entrega do prêmio, destacou a importância do IMPA no evento. “Todos os anos o estande do IMPA é repleto de joguinhos matemáticos intrigantes, que nos desafiam e nos ensinam sobre uma das ciências básicas mais temida pelos jovens: a Matemática. A atuação do coordenador de multimídia do IMPA mostra que a ciência pode ser divertida e estimula novos talentos.”
Os outros sete homenageados na SNCT foram:
– Francisca Lúcia Barbosa dos Santos, servidora do MCTI desde 1986;
– Leda Cardoso Sampson Pinto, astrônoma e chefe da Divisão de Divulgação e Popularização da Ciência e Tecnologia do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT);
– Ivo Leite Filho, químico e coordenador-geral de Popularização da Ciência;
– Denise Coutinho de Alcântara Costa, assistente em Ciência e Tecnologia do CBPF, participa da construção da Semana desde a primeira edição, em 2004;
– Gilberto Lacerda Santos, professor da Faculdade de Educação da UnB, secretário regional da SBPC/DF e ganhador do prêmio Jovens Cientistas;
– Douglas Falcão Silva, físico e tecnologista sênior do MAST;
– Ildeu de Castro Moreira, físico e presidente de honra da SBPC, ganhador do Prêmio José Reis de Divulgação Científica.
Evento em Brasília
Neste ano, a 20ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) teve como tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. O evento é anual e promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MTCI).
Com o slogan: “Tem Ciência em Tudo”, a semana pretende “mobilizar a população em torno da importância da ciência como ferramenta para geração de valor, de inovação, de riquezas, de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida”, destaca a página do MCTI.
O estande do IMPA no evento contou a história da instituição, sua missão e contribuição para a ciência no Brasil. Além dos vídeos e informações sobre os projetos do instituto, o espaço teve uma “cadeira matemática”, a poltrona Spun. Moldada em polietileno a cadeira permite rotações em equilíbrio. Jogos e brinquedos de lógica, voltados principalmente para crianças e jovens, também foram apresentados ao público. O objetivo foi demonstrar que o ensino da matemática pode ser lúdico e atrativo.
Leia também: IMPA está com vagas para pesquisador e pós-doutor
OBMEP: Alunos do PIC visitam universidades federais