Divulgados finalistas do Prêmio Mozart Pereira Soares


A Associação de Amigos da Biblioteca Pública do Estado (AABPE) anuncia os finalistas do 3° Prêmio Mozart Pereira Soares. A premiação busca reconhecer jovens talentos que se destacam no cenário da literatura nacional. Os vencedores das categorias Narrativa Curta (conto ou miniconto), Poesia e Romance serão conhecidos em março, em cerimônia na Biblioteca Pública do Estado (BPE), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). A data será divulgada posteriormente.

Nessa edição, focada em premiar obras publicadas nos anos de 2022 e 2023, inscreveram-se autores de estados como Bahia, Goiás, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. 

Os vencedores irão receber R$ 2,5 mil e um troféu de autoria do artista André Venzon. Durante o evento de premiação também será entregue a distinção Medalha Mario Quintana às personalidades que destacaram-se por sua contribuição à cultura.

Conheça os finalistas:

Narrativa curta

  • “A Língua da Medusa”, de Gabriela Leal (Ed. Zouk);

  • “Formigas no Paraíso”, de Mateus Baldi (Ed. Faria e Silva);

  • “Menores que o Céu”, de Gean Paulo Naue (Editora Urutau).

Poesia

  • “As Fantasias da Carne”, de Matheus R. Gonçalves (Ed. Urutau);

  • “Efeba”, de Maria Ottilia Rodrigues (Ed. Bestiário/Invencionática);

  • “Tarde Inventada”, de Ubiratan Costa (Ed. Urutau). 

Romance

  • “Aguapés”, de Giovana Oliveira (Ed. Teju Jagua);

  • “Baixo Paraíso”, de Isabella de Andrade (Ed. Diadorim);

  • “Da Memória, da História e Do”, de Denise Miotto Mazocco (Casa Editorial).

    Obra de André Venzon Foto Nilton Santolin   Divulgação BPE

    Troféu criado exclusivamente para o prêmio, de autoria do artista plástico André Venzon
    Foto: Nilton Santolin/Divulgação BPE

Sobre o Prêmio Mozart Pereira Soares

O Prêmio Mozart Pereira Soares é uma homenagem ao advogado, escritor, historiador, professor e veterinário, morto em 2006. O objetivo é destacar e incentivar autores que sejam brasileiros natos ou naturalizados, com até 35 anos, que estejam ascendendo no cenário da literatura nacional. 

De forma inédita, a edição deste ano irá premiar os vencedores de três categorias: Narrativa Curta (conto ou miniconto), Poesia e Romance. Segundo a organização, não houve inscrições suficientes para manter a premiação nas outras quatro categorias – Crônica, Ensaio, Gênero Dramático e Literatura Infantil -, como nos anos anteriores.

O troféu do artista plástico André Venzon, entregue anualmente aos ganhadores, foi desenvolvido especialmente para o evento. A obra tem o formato de um livro e o título “O Tempo do Livro Não Tem Fim”. 

Mais informações podem ser consultadas pelo e-mail [email protected].


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *