Novidades para o segmento de áudio lançadas pela Samsung. Trata-se do Eclipsa Audio, que chega por meio de uma parceria de desenvolvimento da sul-coreana e do Google, que foi apresentada oficialmente durante a CES 2025 e recebeu alguns detalhes sobre o seu desenvolvimento de modo de funcionar.
De modo geral, a tecnologia tem como base o padrão Immersive Audio Model and Formats (IAMF) para o áudio 3D. Nesse sentido, o formato se encontra disponível para criadores de conteúdo sob a marca Eclipsa Audio, definido como um protocolo compartilhado entre diferentes tipos de conteúdo de mídia e aparelhos de reprodução.
Segundo a Samsung, esse formato promete entregar uma experiência auditiva mais imersiva, adaptando e otimizando o posicionamento e a intensidade do áudio, bem como reflexos espaciais e outros elementos sonoros a vários ambientes de reprodução, o que inclui celulares, cinemas e consoles.
Esse formato, então, se adequa ao dispositivo de saída, reproduzindo sons em várias direções ao mesmo tempo para dar uma sensação de profundidade espacial. Ou seja, é um formato projetado com foco em oferecer uma experiência de áudio 3D adaptada para a audição cotidiana.
Vale destacar também que o Eclipsa Audio tem uma estrutura feita em código aberto, permitindo que qualquer pessoa crie conteúdo sem ter que pagar royalties. A marca diz que a tecnologia pode ser usada nas TVs com alto-falantes estéreo, enquanto as versões topos de linha têm alto-falantes surround na parte traseira das laterais, enquanto outros estão na região superior e servem para percepção de altura.
Mais sobre a Samsung: confira as notícias mais recentes sobre o próximo Galaxy Watch e a patente registrada pela sul-coreana de um celular com dobra quádrupla.