Elon Musk lança amanhã (4) sua nova tecnologia de inteligência artificial, criada por sua startup xAI


Elon Musk anunciou neste sexta-feira em post do X que irá mostrar sua nova tecnologia de IA amanhã (4) para um seleto grupo de convidados. Com o lançamento, Musk entrará em concorrência direta com empresas como OpenAI, Google e Anthropic, que estão por trás de chatbots líderes como ChatGPT, Bard e Claude, relata a CNBC.

Musk havia compartilhado detalhes de seus planos para uma nova ferramenta de IA, que chamou de “TruthGPT”, em abril, durante uma entrevista para o canal Fox News. Na ocasião, afirmou temer que as empresas de IA existentes estivessem priorizando sistemas “politicamente corretos”.

Meses atrás, Musk supostamente garantiu milhares de processadores GPU de alta potência da Nvidia, o tipo de chip necessário para construir um grande modelo de linguagem, semelhante a ferramentas como ChatGPT e Bard.

Em agosto, a xAI parecia estar contratando, de acordo com postagens nas redes sociais de vários membros da empresa. Naquele mesmo mês, Toby Pohlen, membro fundador da xAI, postou uma imagem de um logotipo azul e branco na plataforma, escrevendo: “Preparando tudo para os primeiros testadores alfa”. No time, estão ex-funcionários de empresas como DeepMind, OpenAI, Google Research, Microsoft Research, Twitter e Tesla, de acordo com perfis do LinkedIn visualizados pela CNBC.

Musk incorporou a xAI em Nevada em março, de acordo com os registros. No site da startup, a empresa diz que “trabalhará em estreita colaboração com X (ex-Twitter), Tesla e outras empresas para progredir em nossa missão”.

De acordo com Greg Yang, cofundador da xAI, a startup irá se aprofundar na “matemática do deep learning” e “desenvolver a ‘teoria de tudo’ para grandes redes neurais”, com o objetivo de levar a IA “para o próximo nível”.

O consultor da startup está listado como Dan Hendrycks, diretor executivo do Center for AI Safety, uma organização sem fins lucrativos com sede em São Francisco que publicou uma carta em maio, assinada por líderes de tecnologia, alegando que “mitigar o risco de extinção da IA deve ser uma prioridade global ao lado outros riscos à escala social, como pandemias e guerra nuclear.”

Na ocasião, a carta foi recebida com desprezo por muitos membros da comunidade tecnológica, incluindo acadêmicos e especialistas em ética. Eles disseram que o foco excessivo nas ameaças da IA num futuro não especificado desviava a atenção dos danos da vida real – como os danos que os algoritmos causam às comunidades marginalizadas neste momento.

Um porta-voz da xAI não estava imediatamente disponível para comentar a reportagem da CNBC.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *