Johanna Kivimäki (E), Natália Araújo, Joni Hoppen, Johanna Karanko, Marcos Santos e Roseanne Fontana na sede da Aquarela, em Florianópolis (Foto: Aquarela, divulgação)
Após conquistar grandes clientes no Brasil com soluções de inteligência artificial, a empresa Aquarela Advenced Analytics, do polo tecnológico de Florianópolis, Santa Catarina, planeja internacionalização a partir da Europa. O país escolhido é a Finlândia, um dos mais avançados em tecnologia e inovação, além de ter sido eleito o mais feliz do mundo nos últimos anos.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
De acordo com o CEO da Aquarela, Marcos Santos, a estratégia da empresa foi consolidada há poucos dias, quando recebeu em Florianópolis uma comitiva da Finlândia. Vieram a embaixadora do país no Brasil, Johanna Karanko; a conselheira de Educação Superior e Ciência da Finlândia (ministra da Educação do país), Johanna Kivimäki; a cônsul honorária da Finlândia no Paraná e Santa Catarina, Roseanne Fontana; e a assessora de Energia e Sustentabilidade da embaixada, Natália Araújo.
– Elas abriram um canal com empresas finlandesas, via embaixada, para nós fazermos contatos visando iniciar vendas. Então, devemos começar fazendo negócios com as empresas finlandesas e, em 2024, a gente poderá estabelecer uma operação lá, que será a nossa primeira unidade fora do Brasil – explica o CEO da Aquarela, Marcos Santos.
A aquarela atua com soluções para a indústria 4.0. Conta com aplicações que fazem inteligência para empresas. Conforme Marcos Santos, são tecnologias para logística, precificação dinâmica, precificação de ativos de energia, previsões de demanda e outras. Entre os clientes estão empresas como a Embraer, Scania, Coca-Cola, Votorantim (Auren), Randon, BRF e Mercedes-Benz.
Continua depois da publicidade
– O que vamos fazer agora é ver empresas finlandesas que são muito parecidas com os clientes que atendemos no Brasil. Eles vão abrir uma conexão para que façamos negócios com essas empresas. Quando tivermos renda em euros, poderemos abrir a filial na Finlândia. Depois, de lá, nosso plano é expandir para os demais países próximos, como a Noruega, Suécia, Dinamarca e Alemanha, avançar mais na Europa e em outras regiões do mundo – prevê o CEO.
Marcos Santos, que é cofundador da Aquarela junto com o sócio Joni Hoppen, CCO (Chief Commercial Officer), começou a ter contato com a Finlândia em outubro de 2022. Foi após a empresa ser uma das ganhadoras do Prêmio Nacional de Inovação (PNI), realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sebrae Nacional.
Uma das premiações para a Aquarela foi participar de missão empresarial à Finlândia com outros vencedores do prêmio, para conhecer o ecossistema de inovação do país. A anfitriã dos empresários brasileiros foi a embaixadora do país no Brasil, Johanna Karanko.
– A Finlândia é um país que pouca gente conhece, mas é extremamente inovador. Um país que tem 107 anos, supernovo, mas que teve que enfrentar várias guerras para se defender. Eles têm uma tradição de tecnologia muito grande porque investem muito em tecnologia e educação – observa Marcos Santos.
Continua depois da publicidade
O empresário diz que sentiu muita afinidade com a cultura deles, o jeito de trabalhar. Além disso, segundo ele, o país oferece incentivos para negócios, incluindo recursos não reembolsáveis. Por tudo isso, avalia que é o local ideal para instalar a primeira unidade no exterior, transformando a Aquarela em multinacional.
Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC
Leia também
Tum Festival projeta 20 startups com inovações para o mundo da música
Veja as organizações que receberão o Prêmio Catarinense da Excelência
Presidente do Angeloni revela planos de expansão para 2024
Seguradoras propõem seguro catástrofe nacional para eventos climáticos
Celos faz convênio com a Celesc e lança planos de saúde mais econômicos