Tecnologia 5G (foto: Divulgação)
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 15,6 milhões à catarinense Clemar Engenharia, que tem sede na Capital, para expansão do 5G no Brasil. A empresa investirá em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), para lançar no mercado nacional novas soluções que reduzam o impacto visual e o espaço ocupado por antenas, já que a tecnologia 5G exige maior quantidade de pontos de distribuição de sinal.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Os investimentos em inovação da Clemar em postes, tótens e caixas subterrâneas poderão resultar em novos depósitos de patente ou modelos de utilidade associados a produtos inovadores para o setor de telecomunicações. As soluções desenvolvidas pela companhia têm potencial ainda de reduzir o consumo de insumos e a geração de resíduos, além de minimizar riscos de segurança dos equipamentos.
O apoio do BNDES ocorre por meio de recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), que têm como foco investimentos em inovação no setor, e está sendo concedido com custo em taxa referencial (TR).
Diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, José Luis Gordon, diz que o suporte à empresa catarinense está de acordo com as metas do governo federal para o setor:
Continua depois da publicidade
– O apoio do Banco, alinhado à Nova Indústria Brasil, incentiva investimentos em produtos intensivos em tecnologia. A agenda de telecomunicações, com a expansão da conectividade, é uma prioridade para o governo do Presidente Lula, pois promove a ampliação de competências para a inovação e a geração de empregos qualificados no setor de telecomunicações.
Leia mais:
OAB quer punição a delegado da PF por expor advogado
Deputado de SC tenta anular ação por espalhar boato; STJ nega