Escola do Futuro: alunos participam da Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação


O evento foi uma oportunidade para os estudantes apresentarem trabalhos que desenvolveram em suas escolas.

As cinco escolas piloto do Programa Escola do Futuro participaram da Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada de segunda-feira (30) até esta quarta-feira (1º), em Vila Velha. O evento foi uma oportunidade para os estudantes apresentarem trabalhos que desenvolveram nas escolas, utilizando recursos tecnológicos como impressora 3D, máquina de corte a laser, óculos de realidade virtual, jogos digitais, desenvolvimento de aplicativos e inteligência artificial.

Caua Riquelme Goggi Neves Santos, estudante da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Major Alfredo Pedro Rabaioli, localizada em Vitória, foi um dos alunos que participaram do evento.

“Tivemos dias incríveis na feira. Sabemos que hoje a tecnologia e inovação estão alcançando lugares imensos no mundo. Nós precisamos nos mover conforme a tecnologia está se movendo. Quero agradecer à Sedu, realmente vocês conseguiram mesclar a tecnologia, educação e sustentabilidade. Estou muito feliz por ter participado dessa feira e tenho certeza que será a primeira de muitas outras”, disse o aluno.

Os trabalhos apresentados tinham como foco a sustentabilidade e foram elaborados por meio da metodologia inovadora – aprendizagem baseada em projetos, em que é identificado um problema, e a partir dele se desenvolve uma ação visando à solução.

“Para além da apresentação de trabalhos, foi também uma oportunidade de trocas de vivências sobre o tema inovação e tecnologia”, disse a coordenadora pedagógica da Sedu, Elisabeth Nogueira.

Escola do Futuro 

A certificação Escola do Futuro visa a fomentar a inovação nas escolas, vinculando os projetos pedagógicos à transformação de características físicas, estéticas e tecnológicas. Para isso, professores das unidades inicialmente certificadas receberam uma capacitação específica, que teve como proposta possibilitar a vivência prática baseada na aprendizagem criativa, além de provocar uma reflexão sobre a intencionalidade pedagógica e auxiliar os professores a elaborarem experiências de aprendizagem alinhadas à cultura digital. Os temas abordados foram “Aprendizagem Criativa”, “Gamificação” e “Ferramentas Digitais”.

Estão certificadas como Escola do Futuro o Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Pastor Oliveira de Araújo, em Vila Velha; a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Mario Gurgel, em Vila Velha; a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Hunney Everest Piovesan, em Cariacica; a EEEFM Major Alfredo Pedro Rabaioli, em Vitória; e a EEEFM Marinete de Souza Lira, na Serra.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
[email protected]  / [email protected]
(27) 3636-7705/ 3636-7706/ 3636-7707


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *