Se você tem interesse em temas ligados à inteligência artificial (IA), vai gostar de conhecer uma habilidade relacionada a este universo que está em alta. A dica é de Anant Agarwal, professor de engenharia elétrica e ciência da computação no MIT e fundador da edX (plataforma de cursos online abertos massivos de Harvard e do MIT).
Em entrevista ao site CNBC, ele afirma que a chamada “engenharia imediata” é uma das habilidades mais importantes do momento quando se trata de inteligência artificial. Em resumo, trata-se da capacidade de refinar e inserir comandos de texto em programas de IA generativa, como o ChatGPT.
Digamos que você queira que o ChatGPT analise alguns dados. Talvez você simplesmente escreva: “forneça um relatório de análise de dados”. Por ser um comando muito amplo, segundo o professor, o chatbot tende a gerar uma resposta pouco útil.
Por outro lado, alguém treinado em engenheira imediata seria mais preciso e tentaria algo assim: “Como um analista de dados, descreva o processo que você seguiria para analisar um conjunto de dados contendo números de vendas para uma loja de varejo. Inclua as etapas para explorar as tendências de vendas ao longo do tempo, identifique os produtos mais vendidos e avalie o desempenho de vendas por região no último trimestre.”
Ou seja, a engenharia imediata pode ajudar especialmente a prevenir a maior desvantagem atual da IA generativa: as ocorrências regulares de erros, conhecidas como “alucinações”. “Um engenheiro bem treinado pode impedir a IA de ter ‘alucinações’ fornecendo restrições de comandos e, assim, criar resultados mais precisos e eficientes”, diz Agarwal.
Por estar em alta demanda no mercado de trabalho, o profissional que domina a engenharia imediata costuma ser bem remunerado: segundo Agarwal, os engenheiros de prompt, que são os especialistas no assunto, cobram até US$ 100 por cinco prompts (pequenos textos escritos na caixa de entrada de uma IA generativa, com as orientações de tarefas a serem produzidas) – e isso atuando como freelancer remoto no mercado norte-americano.
As vagas de emprego em tempo integral também têm oferecido ótimos salários. A Anthropic, startup de segurança de IA, por exemplo, paga US$ 375 mil por ano aos engenheiros de prompt. Nos EUA, 87% dos CEOs e executivos de alto escalão dizem que tem sido difícil encontrar novos funcionários com as habilidades de IA necessárias para o futuro das empresas, de acordo com uma pesquisa recente da edX. Quase metade dos executivos (de um total de 800 pesquisados) afirmou que as competências existentes na sua força de trabalho atualmente já não serão relevantes até 2025. “Todo mundo precisa aprender engenharia imediata, e é possível aprender o básico em duas horas”, diz Agarwal.
Ele ressalta que a edX oferece treinamento online e programas de certificação que ensinam habilidades de IA, incluindo cursos gratuitos de engenharia imediata, como o “Advanced ChatGPT”. Outras plataformas de e-learning, como o Coursera, também oferecem formação online para quem quer trabalhar com tecnologia de IA generativa.
Outra boa notícia é que a engenharia imediata ajuda a pensar de forma direta, concisa e muito clara, o que pode facilitar algumas tarefas cotidianas para líderes e empreendedores, como a comunicação com a equipe. Isso porque, conforme você domina engenharia imediata, tende a ser mais assertivo ao fazer pedidos para os colaboradores, escrever e-mails, relatórios e até mesmo montar uma apresentação de PowerPoint.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da PEGN? É só clicar aqui e assinar.