Etapa municipal define elege delegados de Lajeado para Conferência Estadual da Cultura


Foto: AI Lajeado/Divulgação

A 2ª Conferência Municipal de Cultura, organizada pela Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e pelo Conselho Municipal de Cultura, ocorreu na segunda-feira, (13), na Casa de Cultura de Lajeado. No encontro, que se encerrou à noite, foram eleitos os delegados representantes do município que participarão da Conferência Estadual, que ocorre nos dias 25 e 26 de janeiro de 2024 em Porto Alegre.

A conferência contou com a presença do presidente do Conselho Municipal de Cultura, Carlos Reckziegel, que é também secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, e da vice-prefeita, Gláucia Schumacher, além de representantes de entidades e comunidade em geral.

“Debater a cultura a partir da perspectiva do município é uma ação muito relevante para que nossa visão seja valorizada e considerada na elaboração das políticas culturais do Estado e da União. São as cidades que devem definir sua concepção de cultura, e isso é feito por meio de encontros como este. A conferência valoriza os atores locais da cultura e permite que levemos para outros espaços o que temos de mais importante neste setor”, avaliou Carlos Reckziegel.

Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, o evento iniciou com fala das autoridades, leitura e aprovação do regimento interno e a palestra “Democracia e Direito à Cultura” com Ruben Francisco de Oliveira, Coordenador do Sistema Estadual de Cultura (SEDAC-RS). Durante sua fala, Ruben apresentou conquistas e evoluções da cultura no estado e em cidades do interior e reforçou a importância dos Conselhos de Cultura para debate e fomento de ideias.

“São nestes espaços que apresentamos nossas divergências, nossas certezas e construímos novos caminhos para a cultura estadual. Participar de conferências e conselhos é essencial para a evolução desse setor tão importante na nossa sociedade”, esclareceu Ruben.

Após, ocorreu a discussão e debate dos seis eixos propostos pelo Ministério da Cultura:

Eixo 1 – Institucionalização, marcos legais e Sistema Nacional de Cultura

Eixo 2 – Democratização do acesso à cultura e participação social

Eixo 3 – Identidade, patrimônio e memória

Eixo 4 – Diversidade cultural e transversalidades de gênero, raça e acessibilidade na política cultural

Eixo 5 – Economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade

Eixo 6 – Direito às artes e às linguagens digitais

Os delegados eleitos para participar da Conferência Estadual

A 6ª Conferência Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul terá como tema central “Democracia e Direito à Cultura”, e será realizada nos dias 25 e 26 de janeiro de 2024, no Teatro do Prédio 40 da PUC-RS.

Os representantes de Lajeado na 6ª Conferência Estadual de Cultura foram eleitos durante a conferência:

Delegados titulares:

Carlos Rodrigo Reckziegel – Representando a Secretaria da Cultura

Jéverson Mariani Oliveira e Carolina Alberton Leipnitz – Representando o Conselho Municipal de Política Cultural

Talita Santana Fracalossi – Representando o Poder Público

Gabriel Artur Schweiger e Anderson Silva Balieiro – Representando a Sociedade Civil

Delegados suplentes:

Ana Paula Vieira Labres

Mariana Luisa Becker

Luiz Diego Castro




Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *