Explorando o mundo da tecnologia: Alunos da rede municipal de Bragança têm aulas de robótica


Os alunos da rede municipal de ensino de Bragança Paulista estão mergulhando no fascinante mundo da robótica através de oficinas com o Kit ATTO. A iniciativa inovadora da Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Educação, visa introduzir crianças ao universo da tecnologia, programação e engenharia de forma lúdica e educativa.

As aulas ocorrem de duas a três vezes por semana, envolvendo alunos do 1º ao 5º ano das escolas municipais.

Julia Vitória Silva de Oliveira, aluna da E.M. Des. Prof. Dr. Paulo Sérgio F. de Oliveira, compartilhou sua experiência com as aulas de robótica. “Acho as aulas de robótica bem legais, porque rende muito. Toda vez que montamos alguma estrutura, sempre rende. A estrutura mais desafiadora que eu montei foi um campo de futebol, mas depois que ficou pronto foi muito gratificante”, disse.

O contato das crianças com o universo da robótica e programação traz benefícios como o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade, da concentração, da atenção e do senso de organização.

“No começo eu sentia que não ia conseguir, mas as aulas foram sendo realizadas, o medo foi passando, e eu consegui montar as estruturas”, disse Lourenço Camargo Beraldo Soares, também aluno de robótica da E.M. Des. Prof. Dr. Paulo Sérgio F. de Oliveira.

Com entusiasmo, os estudantes exploram conceitos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, desenvolvendo habilidades práticas e criativas. Utilizando kits, aprendem a construir estruturas, proporcionando uma experiência prática e estimulante. O projeto também fomenta o trabalho em equipe.

“No começo foi um desafio, mas o que eu sempre tento passar para eles são as situações do dia a dia que podemos resolver com a robótica, como soluções lúdicas. Os alunos são interessados, gostam de montar, conhecer e estão sempre perguntando e tentando entender mais sobre robótica. Tem alunos que a gente vê que têm talento e criatividade, e que vão seguir esse caminho”, disse o Professor de robótica, Renan dos Anjos Pereira.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *