Exposição apresenta obras produzidas com sucata em São Luís


Palacete Gentil Braga fica localizado em São Luís — Foto: Divulgação/Redes Sociais

Palacete Gentil Braga fica localizado em São Luís — Foto: Divulgação/Redes Sociais

A exposição “Forjado a Fé e Fogo”, de Ojuara Ferreiro, será inaugurada nessa quarta-feira (11), às 19h, no Palacete Gentil Braga, em São Luís. Organizada pela Pró-Reitoria de Extensão em Cultura da UFMA (PROEC), por meio da sua Diretoria de Assuntos Culturais (DAC), a mostra reúne esculturas criadas a partir da transformação de ferro proveniente de sucata descartada. As obras, que incorporam narrativas relacionadas a sentimentos, memórias e fé, estarão disponíveis para visitação até o dia 11 de julho. O público poderá conferir a exposição de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Ojuara Ferreiro, nome artístico de Flávio Araújo Barros, é o responsável pelas obras que utilizam materiais reaproveitados, como sucata de aço inox, alumínio, ferro e madeira. Suas esculturas retratam figuras da cultura popular maranhense, incluindo personagens como brincantes do bumba meu boi, pregoeiros, entidades religiosas e cenas do cotidiano.

Com formação em soldagem industrial, Ojuara aprimorou sua técnica ao longo de anos de residência com mestres da área, o que possibilitou um aprofundamento na sua relação com o trabalho em metal. As obras, feitas a partir de fragmentos descartados, ganham novos significados, transformando materiais em representações simbólicas que abordam temas de resistência e persistência. Cada dobra e marca no metal oxidado é um reflexo do trabalho, da luta e da fé, conferindo às peças um caráter ritualístico e histórico.

A exposição “Forjado a Fé e Fogo” será composta por cerca de 30 esculturas feitas de ferro, alumínio, aço e madeira.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *