A Fatto a Femme, renomada feira de produtos artesanais, está prestes a celebrar um marco importante: os 5 anos de existência. Para comemorar, um evento especial será realizado neste sábado (9) e domingo (10), em Florianópolis, no charmoso Casarão Ilma, no Top Market Floripa, das 11h às 18h.

Mais de 70 marcas artesanais estarão presentes ao longo desses dois dias, oferecendo uma vasta gama de produtos autorais feitos à mão. A trilha sonora ficará por conta das DJs Antonini de Maringá, que animará o sábado, e As Mina do Som, no domingo.
Dentre as atividades de destaque, haverá uma oficina inédita de tufting para a criação de tapetes, que promete oferecer uma experiência única aos participantes. Para as famílias, haverá oficinas infantis, garantindo que os pequenos se divirtam enquanto os adultos exploram as inúmeras opções disponíveis na feira.

Além disso, a Fatto a Femme aproveitará o aniversário para lançar a Potencializa, uma comunidade de aprendizagem itinerante dedicada a impulsionar a jornada empreendedora das mulheres. Com uma proposta inovadora, a Potencializa oferecerá cursos e oficinas ministradas por especialistas da área.
Fatto a Femme: 5 anos de história
Tudo começou quando Ana Paludo e Cris Nora perceberam que tinham necessidades e desafios em comum. Elas compartilhavam o desejo de crescer profissionalmente e buscavam espaços que valorizassem marcas de pequenas empreendedoras. Foi assim que surgiu a ideia de criar um evento que reunisse mulheres que queriam vender seus trabalhos artesanais.

A primeira edição da Fatto a Femme aconteceu na confeitaria Nego do Bolo. Elas uniram amigas que tinham marcas, cobraram um valor simbólico e deram início a esse movimento. A repercussão foi tão grande que várias empreendedoras entraram em contato interessadas em participar da feira também.
Neste momento, Ana Paludo conta que viu o projeto realmente tomar forma: “Percebemos a possibilidade de formar um negócio com um propósito muito maior e alinhado com o nosso coração: promover a igualdade de género e empoderar mulheres no seus negócios atingindo a independência profissional”.
O projeto cresceu, e com a necessidade de expansão, a feira passou a ocupar a Avenida Hercílio Luz para acomodar um maior número de empreendedoras. Além das compras, a Fatto a Femme passou a oferecer uma experiência significativa com arte e cultura local, incluindo música, oficinas e rodas de conversa.

Após muitas edições bem-sucedidas, veio a pandemia, um momento crítico que quase fez Ana e Cris desistirem. No entanto, elas decidiram perseverar e começaram a realizar atividades online, oficinas e conversas sobre empreendedorismo. Elas também lançaram uma loja virtual, que embora já tenha encerrado, reuniu várias marcas que compartilhavam a mesma visão do movimento.
Determinadas a continuar empreendendo, tiveram a ideia de criar um modelo pop-up itinerante, uma loja temporária sobre rodas que levava os produtos de suas empreendedoras para diferentes locais. Essa loja itinerante apresentou mais de 20 marcas e foi um sucesso, destacando-se pela criatividade, inovação e construção de redes.

Mais que uma marca, a Fatto a Femme se tornou em um símbolo de empoderamento feminino. “Nos tornamos de forma orgânica uma comunidade de empreendedoras que crescem juntas. Para além dos momentos de venda, nossa potência está nas trocas significativas sobre empreender”, afirmou Cris Nora.
Ao longo dos anos, a Fatto a Femme se expandiu e recebeu convites para participar de eventos de alta visibilidade, como maratonas culturais, festivais, RD Summit, Rita Maria e SpotMarkt Mall. Com mais de 30 edições realizadas e uma rede de mais de 500 empreendedoras, a Fatto a Femme se destaca como uma força impulsionadora do empreendedorismo feminino e da economia criativa local.
Confira a programação do evento:
Sábado (9):
- 10h: Oficina de tufting para iniciantes
- 11h: Abertura da feira
- 13h: Roda de Conversa Potencializa
- 14h: DJ Antonini
- 16h: Oficina infantil de cerâmica
- 16h: Flash Not Today – Desenhos para tatuar outro dia + Intervenção artística + Roda de conversa sobre protagonismo da mulher na tatuagem e arte
- Durante todo o dia: Oficina de desenho livre para crianças
Domingo (10):
- 11h: Abertura da feira
- 11h: Roda de Conversa Potencializa
- 12h: DJ Scher
- 13h: Oficina de tufting para iniciantes
- 14h: DJ Anicca
- 16h: DJ Naira
- 16h: Flash Not Today – desenhos para tatuar outro dia + Intervenção artística + Roda de conversa sobre protagonismo da mulher na tatuagem e arte
- Durante todo o dia: Oficina de desenho livre para crianças