Favela Talks debate participação de jovens periféricos na cultura do DF; veja programação


MC N.I.N.A se apresentando no Favela Sounds de 2022 — Foto: Divulgação
1 de 1
MC N.I.N.A se apresentando no Favela Sounds de 2022 — Foto: Divulgação

MC N.I.N.A se apresentando no Favela Sounds de 2022 — Foto: Divulgação

Uma tarde de conversas com especialistas sobre o mercado criativo do Distrito Federal, focada nos jovens da periferia que buscam um espaço como artistas e produtores culturais. Essa é a proposta do Favela Talks, que acontece nesta sexta (1º), no Complexo Cultura Samambaia.

O evento é gratuito – mediante a retirada de ingressos no site – e surgiu a partir do festival de música Favela Sounds. O formato começou a ser experimentado em 2019, e, em 2022, garantiu sua primeira edição independente, quando passou a reunir interessados em transformar a cultura periférica da capital federal.

Segundo os organizadores, a edição de 2023 busca fortalecer o caminho desses jovens. Os bate-papos abordam temáticas dentro do universo da capacitação na indústria musical e pretender criar uma rede de apoio às práticas de artistas e produtores dentro do mercado cultural.

Produtores de grandes festivais pretos e periféricos e especialistas em comunicação, setor financeiro, direitos autorais, dentre outras esferas, revelam suas trajetórias e visões sobre diversos temas, além de tirar dúvidas e auxiliar aqueles que estão iniciando a jornada.

Confira a programação:

🗣️ 13h30: Talk 1 — Festivais de música preta e periférica no Brasil

  • Conversa sobre as particularidades do financiamento e da forma de montar a programação de festivais de música preta e periférica.

🗣️ 14h30: Talk 2 — Mídia e música: criando estratégias em comunicação e publicidade para alcance de maior público e investimentos

  • Papo trata sobre mídia e publicidade para o mercado musical a partir da experiência dos convidados, desde a rotina de agenciamento de impresa ao desenvolvimento de estratégias de vendas de projetos e produtos.

🗣️ 15h30: Talk 3 — Dos estúdios aos festivais: carreiras femininas no mercado musical

  • Debate sobre os desafios e barreiras das mulheres em espaços e contextos musicais criados e tocados por homens.

🗣️ 16h30: Talk 4 — O que eu faço pra começar a circular? Das casas aos festivais, por onde andar?

  • Conversa para potencializar jovens artistas da cultura urbana a promover sua música fora de suas cidades locais.

🗣️ 17h30: Talk 5 — Como ganhar dinheiro com música: os desafios da monetização no digital

Papo trata sobre a pouca compreensão entre artistas de como fazer a música render ativos financeiros.

🎶 Shows gratuitos

O Favela Sounds promove “O Baile”, etapa que traz shows na área externa do Museu Nacional da República, nesta sexta (1º) e sábado (2). Para curtir o evento, é necessário retirar os ingressos no site.

Artistas que representam a comunidade periférica em todo o Brasil marcam presença, como as irmãs Tasha & Tracie, Lia Clark, UMiranda e Toninho Geraes.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *