Evento distribuiu R$ 5 mil em prêmios entre os primeiros colocados — Foto: Aline Oliveira/Vereda Comunica
O futebol faz parte da rotina de parte dos trabalhadores da fruticultura no Vale do São Francisco como uma forma de motivar os trabalhadores a praticarem atividades físicas e fortalecer o clima de trabalho positivo. Parte destas equipes teve a chance de mostrar seus dotes durante a segunda edição do Torneio Agro de Futebol, realizado pela Seiva do Vale no dia 1 de outubro em Petrolina. O evento reuniu 24 equipes e distribuiu R$5.000,00 em prêmio entre os vencedores.
Na Fazenda Planalto, por exemplo, a Arena Planalto é espaço para treinos duas vezes por semana entre os empregados, sempre às quartas e sextas-feiras. "A gente sempre está treinando, isso é padrão da fazenda, conta o gerente de produção da fazenda, Marcelo Rodrigues. A arena Planalto foi fundada em 2004. Quem também joga duas vezes por semana são os trabalhadores da Fazenda Special Fruit.
Segundo o coordenador de área, Cleilson Costa e Silva, a equipe que participou do Torneio costuma participar de outros eventos esportivos na região. Mesmo assim, ele destacou que participar de um evento que reúne equipes de outras fazendas é realmente especial. É um evento para quem está na lida mesmo, até uma forma de motivar, juntar e representar a fazenda, diz.
Equipes jogam juntas
Mesmo sem ter um campo na fazenda, os trabalhadores da Ebraz têm uma rotina de jogar futebol juntos e participam de campeonatos que acontecem na região. A gente tem um time bem entrosado, jogamos juntos direto nos povoados, nos distritos. É um time divertido, entre amigos, com muito companheirismo e dedicação, conta o fiscal de campo Eliel da Silva Martins.
Com um torneio fixo toda quinta-feira, a El Ciruelo promove uma oportunidade da equipe se encontrar fora do trabalho. A equipe que participou do Torneio da Seiva, portanto, joga com bastante regularidade junta, de acordo com o engenheiro agrônomo da fazenda, Jildemar Morais. Segundo ele, o futebol já é uma estratégia de fortalecimento das relações.
A equipe da Agrovale também joga junto com alguma regularidade há pelo menos um ano, contou o líder agrícola da fazenda, Igor Almeida. Eles participaram pela primeira vez do torneio e estavam animados para os confrontos. Mas a animação maior era pela oportunidade de participar da festa.É bom uma confraternização, justifica.
Torneio foi oportunidde de colegas de trabalho jogarem futebol juntos — Foto: Aline Oliveira/Vereda Comunica
Equipe treina em quadra
Mesmo treinando futebol de salão duas vezes por semana, a equipe da Quinta dos Ferreiras, liderada pelo gerente de produção Antônio Bruno, foi tentar um bom desempenho no torneio. Pra gente é uma forma de motivação para os funcionários. Isso ajuda muito no pós-trabalho, a satisfação do funcionário é importante para a gente, porque acolhe o funcionário, dá uma visão de que é uma família de fato e disso a gente consegue extrair com os resultados também, analisa.
Futebol ensina sobre trabalho
De acordo com um artigo do Programa Avançar do Banco Santander, a experiência do futebol pode contribuir para os trabalhadores aprenderem muito sobre habilidade muito úteis para o ambiente corporativo. Um deles é o trabalho em equipe, já que a vitória depende totalmente do bom desempenho de todos os envolvidos e todos devem contribuir para que a equipe avance junta.
Da mesma forma, ter clareza da meta é uma lição importante do futebol para o ambiente de trabalho, o que é imprescindível para que a equipe alcance bons resultados. Da mesma forma, os envolvidos precisam aprender a lidar com fracassos de vários tamanhos, sempre buscando reverter resultados ruins e exercitando a capacidade de superação.
Outra habilidade importante que as equipes aprendem com o futebol é a disciplina, fundamental para conduzir os jogadores ao resultado, e que se converte em treinar sempre com foco e determinação. E, por fim, o artigo aponta que o futebol também ensina sobre estratégia, necessária para driblar a concorrência e alcançar resultados.