Cerimônia de apresentação do Centro de Desenvolvimento de Futebol, na sede da Federação Catarinense de Futebol – Foto: Bruno Atanazio
A Federação Catarinense de Futebol (FCF) apresentou nesta quinta-feira (19), o projeto do Centro de Desenvolvimento de Futebol, que será em Balneário Camboriú, ao lado da sede da FCF. O complexo, inédito em Santa Catarina, será construído pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) com o fundo do legado da Copa do Mundo de 2014.
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
O Centro terá um campo de futebol de grama sintética com arquibancada para 480 pessoas, uma estrutura com prédio principal, vestiários, área médica, restaurantes, lojas e demais espaços. O custo da obra e realização será, aproximadamente, R$ 9 milhões. O prazo de entrega é de oito a dez meses.
A finalidade do centro é para uso comunitário, receberá campeonatos amadores, jogos escolares, escolinhas de futebol e outros projetos para o desenvolvimento de atletas.
— É uma obra muito esperada por Balneário Camboriú. Importante para a comunidade ter um espaço seguro e moderno. Vai ficar totalmente à disposição da comunidade, as crianças terão todo o equipamento necessário para o sonho de ser jogador de futebol — explica Osmar de Miranda, superintendente da Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú.
Além disso, o presidente da FCF Rubens Angelotti disse que o campo será usado também para treinamento e preparação pré-temporada da arbitragem catarinense. Angelotti também comentou da possibilidade de construir um alojamento nos fundos da sede da Federação para a arbitragem ficar durante os treinos.
Continua depois da publicidade
— Foi uma batalha, desde 2018 tentando trazer para Balneário Camboriú, ao lado da Federação, que era uma briga minha. Nas primeiras conversas, a CBF e a Fifa não contemplavam fazer parceria e queriam que o terreno fosse comprado, mas tivemos uma parceria com a prefeitura para a doação do terreno por 50 anos. A administração é da FCF, vamos criar escolinhas, consultório de psicologia, departamento médico, alojamento, tudo acompanhado pela CBF — fala Rubens.
Legado da Copa
Após cada Copa do Mundo, a Fifa reserva parte do lucro da competição à associação sede para uso no desenvolvimento do esporte no país, esse fundo é o legado da Copa. No Brasil, o foco da CBF é na construção de centros de desenvolvimento de jogadores nos estados que não receberam partidas da Copa do Mundo em 2014.