
Entidade fundada em 1942 organiza o futebol no estado e atualmente conta com 23 clubes filiados
Fundada em 26 de maio de 1942, a Federação Mato-Grossense de Futebol (FMF) é a entidade que organiza o esporte no estado de Mato Grosso e representa os clubes mato-grossenses na CBF. Atualmente, a Federação conta com 23 clubes filiados e ocupa a 12ª posição do ranking da entidade máxima do futebol brasileiro, com 11.016 pontos. O atual presidente é Aron Dresch. Ele comanda a FMF há quase 7 anos e está no seu segundo mandato .
A história da FMF começa quando membros do Conselho Regional de Desportos, autoridades e representantes dos municípios e clubes da época fundaram a entidade oficial do esporte no estado, que se chamava Federação Mato-grossense de Desportos (FMD). Com as modalidades esportivas se desenvolvendo, a FMD se tornou a FMF.
Entre os títulos conquistados pelo estado estão três da Copa Verde (Com dois títulos do Cuiabá e um título do Luverdense); um título do Brasileiro de Aspirantes (Cuiabá) e um título Feminino A3 (Mixto). Entre os clubes que estão em divisões nacionais, o Cuiabá está na Série A, Mixto e União na Série D, Mixto (Feminino A2) e Ação (Feminino A3). Depois de 35 anos, o estado do Mato Grosso voltou a ter um clube na Série A. A entidade vive agora a expectativa do provável acesso do Ação para a série A2 do Brasileiro Feminino.
Atualmente, são quatro competições profissionais no estado: Mato-grossense 1ª Divisão, 2ª Divisão, Feminino e a Copa FMF, além de onze competições não profissionais de categorias de base; Sub-20 Masculino e Feminino, Sub-17, 15, 13, e 1.
“Fico feliz em contribuir com o crescimento do futebol mato-grossense. Estamos trabalhando muito para conseguir dar total apoio aos clubes filiados em nossas competições. Somente assim iremos nos destacar e conseguir acessos no cenário nacional. Além disso, conseguimos resgatar a paixão do torcedor pelo o futebol de nosso estado. Hoje, nosso futebol é destaque na elite nacional, em divisões de acesso, no futebol feminino, e nas categorias de base”, afirma o presidente da FMF, Aron Dresch.
A Confederação Brasileira de Futebol parabeniza a FMF pelos seus 82 anos.