Festival afro em Itaguaí celebra a cultura negra com apresentações culturais e palestras


O evento é gratuito e acontecerá no próximo dia 21, das 8h às 17h, na Secretaria de Ordem Pública (Praça Vicente Cicarino, 216 – Centro). O público poderá participar de debates e assistir apresentações, danças, além de conhecer a feira preta, ter contato com música e ouvir palestras.

Willian Cezar de Castro Padela, o subsecretário de Cultura de Itaguaí, comentou sobre a importância do evento e deu destaque para o mês da Consciência Negra, celebrado durante todo o mês de novembro.

— Estamos no Novembro Negro, reservado para celebrar e reafirmar a cultura afro, porque não basta apenas não ser racista, é necessário ser antirracista. Nesta conferência vamos passar informações sobre a temática, sobre legislação, além de, claro, celebrar um momento festivo — explicou.

Entre os temas das palestras programadas para o Ita-Afro 2023 estão: “Reconhecimento e reparação: O que é a polícia de promoção da Igualdade Racial?”; “Trajetória: quais são os coletivos negros de Itaguaí”; e “Memória: 20 anos da Lei 10.639/03 em Itaguaí”.

— Para promover uma programação de qualidade, nós dialogamos com os coletivos negros do nosso município e debatemos a melhor forma de construir esta bela conferência, que celebra a união da sociedade civil junto e do poder público em prol deste importante tema — destacou o subsecretário.

Confira abaixo a programação completa do Ita-Afro 2023

Na Praça Vicente Cicarino (área externa)


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *