Flopou! Netflix Games só é utilizado por menos de 1% da base de assinantes


Já se passaram quase dois anos desde que a Netflix anunciou pela primeira vez sua investida na indústria dos jogos de videogame. No entanto, embora a plataforma tenha aumentado exponencialmente sua biblioteca, contando atualmente com 77 jogos, os assinantes ainda não se sentem tentados a aproveitar este recurso da plataforma.

No entanto, tudo isso faz parte do plano, de acordo com a Netflix.

Essa trajetória não é diferente do que vimos antes. Quando lançamos uma nova região – ou quando lançamos novos gêneros, como o improvisado, tivemos que rastejar, caminhar, correr, mas vemos uma enorme quantidade de oportunidades para construir um valor central de entretenimento de longo prazo.

Greg Peters, co-CEO da plataforma

A investida da Netflix nos jogos faz parte de um esforço maior para plantar sementes para futuros fluxos de receita, a fim de compensar um ambiente de assinantes potencialmente saturado. Outros incluem os esportes e o comércio físico, que ainda se encontram nas fases iniciais de desenvolvimento.

A Netflix anunciou que estava levando os jogos a sério em 2021, lançando títulos como aplicativos independentes para telefones celulares. A plataforma afirmou que os jogos são uma estratégia para manter os assinantes envolvidos entre as temporadas de seus programas favoritos, como “Stranger Things”, que foi adaptado em dois jogos.

Em setembro de 2023, os jogos da Netflix foram baixados 70,5 milhões de vezes, em todo o mundo, de acordo com dados obtidos da Apptopia. Uma média estimada de 2,2 milhões de usuários jogaram um ou mais jogos da Netflix por dia, mesmo que a Netflix adicione novos jogos quase todos os meses, de acordo com a Apptopia. A média de usuários diários atingiu um pico de 2,7 milhões em janeiro de 2023, mas caiu para menos de 2 milhões entre março e julho, atingindo o mínimo de 1,45 milhão de usuários médios diários em março.

Esses números implicam que menos de 1% dos 247,15 milhões de assinantes da Netflix jogam um jogo diariamente, mesmo que a biblioteca de jogos tenha triplicado em suas ofertas no ano passado.

Outras editoras de jogos para celular superam em muito a Netflix em downloads. Desde o início da primeira oferta de jogos da Netflix, a editora Playrix, de Gardenscapes, teve 531 milhões de downloads, a King, desenvolvedora de Candy Crush, teve 438 milhões de downloads e o proprietário de Clash of Clans, Supercell, teve 388 milhões de downloads, de acordo com a Apptopia.

Mesmo com números abaixo do esperado, a Netflix não parece disposta a desistir, nos restando esperar para descobrir se ela realmente conseguirá atingir seu objetivo de desbancar a Microsoft no ramo de plataformas para games.

Você acha que a Netflix conseguirá se tornar líder de mercado?


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *