No cenário do futebol cearense, há um clube que carrega consigo uma história de superação e determinação: o Floresta Esporte Clube. Fundado em 9 de novembro de 1954, a equipe teve seu início sob o nome “Às de Ouro”, mas, inspirado pelo clube inglês Nottingham Forest, passou a se chamar Floresta.
Em 1976, o clube sagrou-se campeão da Copa Arizona, um feito que não apenas trouxe uma taça para a equipe, mas também uma classificação para a divisão principal do Campeonato Brasileiro de Futebol Amador.
Equipe Floresta na década de 1960
Créditos: Divulgação/ Floresta EC
Apesar de sua tradição no futebol amador, o Verdão da Vila que carrega as cores da Seleção Brasileira, deu um passo importante em 2015, quando se profissionalizou e começou a competir em torneios profissionais. Em seu primeiro ano como profissional, disputou a Terceira Divisão do Campeonato Cearense, conseguindo a classificação para a Segunda Divisão como vice-campeão da competição.
Após dois anos na Segunda Divisão, em 2017, o Floresta alcançou a elite do Campeonato Cearense, conquistando também a Copa Fares Lopes e garantindo uma vaga na Copa do Brasil, sua primeira competição nacional profissional.
Verdão da Vila garantiu o acesso à Série C após o empate por 1 a 1 diante América/RN
Créditos: Ronaldo Oliveira / Floresta EC
Em 2020, o Lobo da Vila conquistou o vice-campeonato no Campeonato Brasileiro Série D, garantindo o acesso à Série C de 2021. Além disso, participou da Copa do Nordeste em 2022.
Neste ano, a equipe terminou na décima quarta colocação do Brasileirão Série C.
A CBF parabeniza o Floresta Esporte Clube pelos seus 69 anos de história