O Fortaleza tem uma grande oportunidade de colocar o nome do clube no mapa futebolístico da América do Sul. Neste sábado (28), a equipe cearense decide a CONMEBOL Sul-Americana contra a LDU, no Uruguai, em duelo que terá transmissão ao vivo pela ESPN no Star+, a partir das 17h.
Um dos clubes mais estruturados do Brasil, o Fortaleza vive hoje o fruto de um trabalho de muitos anos, que nasceu ainda quando o Tricolor de Aço viva grandes dificuldades e estava na Série C do Campeonato Brasileiro. Principal nome da recuperação cearense, Marcelo Paz, presidente do clube, detalhou à ESPN como é o momento atual da agreamiação e como foi o trabalho realizado.
“Hoje a gente vê esse processo com muito orgulho de ver a crescente do clube, como você citou também no lado estrutural. Às vezes a gente recebe jogador que teve no Fortaleza seis, sete anos e, caramba, está tudo diferente. Que coisa boa! Fico feliz de ver como mudou e muitos funcionários”, iniciou.
“É um processo de um clube que cresceu o faturamento, cresceu, quantidade de funcionários, participou de novas competições e começou a ter uma dimensão internacional e começou a contratar mais jogadores. E eu acho que tudo isso é para a gente se orgulhar. E quando digo para a gente, não eu especificamente, mas o torcedor, todo mundo que faz o Fortaleza, a gente tem uma relação, por exemplo, muito boa, os presidentes são super felizes, sabe? Sim”.
A respeito de estrutura e planejamento de futebol, o mandatário explicou que tem o Athletico-PR, atual vice-campeão da CONMEBOL Libertadores, como um “espelho”, e apontou todos os feitos realizados pela equipe do Paraná nos últimos anos.
“Tem outros clubes do Brasil querem se espelhar, que a gente vê a estrutura que vem, coisa ainda melhor e a gente que está sempre evoluindo e aprendendo”.
“O Athletico para mim é uma referência. Já foi campeão da Sul-Americana duas vezes, inclusive é uma referência para a gente. Eu digo muito que fez tudo estádio, CT, categoria de base, jogador, seleção brasileira, venda de jogador direto da Europa, conquista internacional, conquista nacional. Então é um clube que a gente se espelha, sim”.
Por fim, o mandatário foi questionado se o Fortaleza pode ser considerado um dos 12 times grandes do futebol brasileiro. Para o mandatário, existe uma “nova ordem” de grandeza com relação ao futebol brasileiro, citando mais uma vez o Athletico-PR como um clube “fora da curva”.
“Os 12 grandes sempre vão existir, porque história e tradição é tamanho de torcida. Então os quatro do Rio, de São Paulo ou de Porto Alegre, os dois de Minas Gerais, tem que respeitar sempre essas duas equipes. Mas há uma nova ordem no futebol brasileiro. É o Athletico-PR”.
“Então, essa nova ordem tem que ser respeitada e tem sido respeitada, sabe? Eu acho que que o Fortaleza tem sido muito a imprensa em geral, a mídia em geral tem valorizado o trabalho que é feito aqui. Eu não gosto daquele coitadismo. Ninguém olha para ele, não tem olhado, tem valorizado, tem conversado, tem dado espaço e, naturalmente, as pessoas reconhecem que é um clube que hoje pode estar entre os dez do Brasil, os cinco ou os 12. Mesmo no ranking nós somos o sétimo e não é por acaso que é um apurado dos últimos cinco anos”, finalizou.
Onde assistir a LDU x Fortaleza, final da Sul-Americana?
A final da CONMEBOL Sul-Americana, neste sábado (28), às 17h (de Brasília), terá transmissão ao vivo pela ESPN no Star+.