Fortnite introduziu uma nova regra para conteúdo criado por usuários e pela própria Epic Games, que exigirá uma classificação etária para que suas criações fiquem disponíveis no jogo. Os players terão que preencher um questionário da Coalizão Internacional de Classificação Etária (IARC) para determinar para quais idades o conteúdo é apropriado.
A novidade passará a valer a partir de 14 de novembro e criações sem classificação não ficarão mais disponíveis. Fortnite está disponível gratuitamente para PlayStation 5 (PS5), PlayStation 4 (PS4), Xbox Series X, Xbox Series S, Xbox One, Nintendo Switch, PC (via Epic Games Store) e celulares Android.
🎮 Fortnite: como rodar o jogo Battle Royale em PCs ‘fracos’
🔔 Já entrou no canal do TechTudo no WhatsApp? Clique AQUI e saiba tudo sobre tecnologia
👉 Quantos downloads têm o Fortnite? Saiba no Fórum TechTudo
Segundo o time de desenvolvedores de Fortnite, essa mudança é necessária conforme o game está evoluindo de um Battle Royale para um ecossistema multijogos – semelhante à plataforma Roblox. Com o uso de ferramentas como o Modo Criativo, usuários podem criar diversos tipos de experiências. Além disso, o “Unreal Editor para Fortnite” permite ainda inserir novos gráficos, cenários e sons para desenvolver criações bem diferentes do jogo base. A classificação etária ficará exposta antes de acessar o conteúdo, para que assim os usuários possam escolher se querem ou não jogar o mapa.
A partir do dia 16 de outubro, ficará disponível o questionário no Portal do Criador em Fortnite. Com isso, os usuários podem avaliar por conta própria suas ilhas, informando o tipo de conteúdo disponível. O sistema da IARC oferece uma classificação etária de reconhecimento internacional que é convertida de acordo com o órgão equivalente da região. Por exemplo: ESRB na América do Norte, PEGI na Europa, ACB na Austrália, USK na Alemanha e Classificação Indicativa no Brasil.
Junto com o novo sistema, será lançado também um controle parental para que pais, mães, responsáveis e guardiões possam bloquear o acesso de jogadores mais jovens a certos tipos de conteúdo. O sistema utilizará um bloqueio por meio de código PIN, que poderá ser usado para desbloquear experiências de classificação etária maior em caso de exceções. Essa ferramenta também poderá ser usada para impedir que jogadores criem suas próprias ilhas no Modo Criativo se os responsáveis desejarem.
Entre exemplos recentes, uma das criações que mais chamou atenção foi o mapa “Barbenheimer” (acessível pelo código 0347-5540-6538) com base no meme gerado pelo lançamento próximo dos filmes Barbie e Oppenheimer. A ilha foi criada pelo streamer e youtuber de Fortnite, Squatingdog, e tinha como objetivo obter uma sequência de eliminações de 21 jogadores para detonar uma bomba nuclear e vencer a partida.
🎥 Como baixar Fortnite para celular
Como baixar Fortnite para celular