forumdoc.bh na IC Play: teatro, racismo, cultura indígena, gênero e outros temas


O 27º Festival do filme documentário e etnográfico de Belo Horizonte – forumdoc.bh –, que acontece entre 23 de novembro e 3 de dezembro na capital mineira, conta com uma agenda on-line na Itaú Cultural Play, a plataforma de streaming do Itaú Cultural.

De 24 de novembro a 8 de dezembro, ficam disponíveis seis filmes na IC Play que tratam de gênero, questões raciais e indígenas, arte, cultura e esporte. Um destaque é As divas negras no cinema brasileiro, que apresenta entrevistas com as atrizes Léa Garcia – morta neste ano – e Ruth de Souza, entre outras (sobre Ruth, veja “Ruth de Souza: cartas para celebrar seu centenário”). Confira abaixo informações sobre as obras.

27º forumdoc.bh na IC Play
de 24 de novembro a 8 de dezembro de 2023
acesse a plataforma 

As divas negras no cinema brasileiro (1989)
direção Vik Birkbeck e Ras Adauto | 53 min

O documentário reúne atrizes negras do cinema, do teatro e da televisão, em entrevistas e performances. Zezé Motta, Ruth de Souza, Léa Garcia, Zenaide Zen e Adele Fátima narram histórias de vida e de carreira, histórias atravessadas pelo racismo e por luta. O filme conta ainda com uma entrevista com a antropóloga Lélia González.

[classificação indicativa: 14 anos, segundo autodefinição]

She has a beard (1974)
direção Norma Bahia Pontes e Rita Moreira | 26 min

Integrante da série Living in New York City, o filme tem como cenário principal as ruas da cidade estadunidense, onde a artista Forest Hope, uma mulher com barba, aborda pessoas em busca de opinião sobre pelos faciais. As entrevistas procuram tensionar a feminilidade, os padrões de beleza e a política da aparência, que aprisionam as mulheres de distintas maneiras.

[classificação indicativa: livre, segundo autodefinição]

Mulheres: uma outra história (1988)
direção Eunice Gutman | 36 min

Filmado durante o período de redemocratização do Brasil, após mais de duas décadas de ditadura militar, a obra aborda aspectos da participação das mulheres no cenário político brasileiro. Na Assembleia Constituinte em 1985-1986, a cineasta Eunice Gutman entrevistou lideranças feministas e algumas deputadas que atuaram na elaboração da Constituição de 1988. Entre as personagens estão a política Benedita da Silva e a cientista política Jacqueline Pitanguy.

[classificação indicativa: livre, segundo autodefinição]

Maromba (2023)
direção Bruno Vasconcelos e Leonardo Rosse | 64 min

No Alto Jequitinhonha, em Minas Gerais, acompanhamos uma maromba – isto é, uma jornada de trabalho coletivo de limpeza de roça. Vários vizinhos se juntam para o trabalho com enxada, ao longo do qual entoam as chamadas “cantigas de roça”.

[classificação indicativa: livre, segundo autodefinição]

Ãjaí: o jogo de cabeça dos Myky e Manoki (2019)
direção Roney Freitas codireção Isael Maxakali | 48 min

O Ãjãí é um jogo em que apenas a cabeça dos jogadores pode encostar na bola. Prática compartilhada por poucos povos indígenas no mundo, está presente nas populações Myky e Manoki de Mato Grosso, falantes de um idioma de família linguística isolada. Jovens indígenas decidem filmar e editar pela primeira vez o seu jogo, para divulgá-lo fora das aldeias.

[classificação indicativa: livre, segundo autodefinição]

Grin (2016)
direção Roney Freitas e Isael Maxakali | 41 min

Um cineasta maxakali resgata memórias em torno da formação da Guarda Rural Indígena (Grin) na ditadura militar e traz relatos das violências sofridas pelos seus parentes.

[classificação indicativa: 10 anos, segundo autodefinição]


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *