Desde os tempos mais primórdios dos videogames domésticos, a “Guerra de Consoles” tá aí. Ela serviu para gerar muitos comentários e disputas antes mesmo da criação da Internet. Depois, com as redes sociais, ela se concentrou em Xbox vs PlayStation, já que geralmente os fãs de Nintendo parecem não se importar muito com isso. Hoje, na verdade, ninguém mais deveria se importar — afinal, com o lançamento de um Forza para PlayStation, fica claro que a guerra acabou.
Como é Forza Horizon 5 no PlayStation 5?
A resposta é rápida e simples: incrível. Mas até aí, normal, certo? Forza Horizon 5 já era incrível até mesmo no limitado Xbox One — sim, ele também saiu para a geração passada da Microsoft.
No geral, ele roda praticamente igual roda no Xbox Series X, mas se você tiver um PS5 Pro vai poder ter experiências até melhores, mas não tanto quanto um super PC Gamer. A equipe da Panic Button, estúdio responsável pelo port do game desenvolvido pela Playground, fez um excelente trabalho.
É possível dizer que, pela função de gatilhos adaptativos do DualSense, Forza Horizon 5 nunca foi tão divertido. Mas é questão de gosto, certo? Na parte técnica, se você quiser se aprofundar mais, o pessoal da Digital Foundry fez aquelas comparações super detalhadas e você pode assistir aqui:
Por fim, ainda que seja necessário uma conta do Xbox atrelada à sua conta da PSN (2025 é mesmo incrível!), não existe nenhum tipo de cross save. Nada do que você fez no console da Microsoft (ou PC) é levado para a sua nova aventura no México. Isso é realmente algo bem chato. Pelo menos existe o cross play para jogar online com amigos nas outras plataformas — e é possível desabilitar a função também.
Forza Horizon 5 no PS5 representa o fim da Guerra dos Consoles
Calma, a Microsoft não vai parar de fazer consoles (pelo menos por enquanto) e até planeja um portátil próprio. Mesmo assim, Forza Horizon 5 é o fim do que costumamos chamar de Guerra dos Consoles. Mas, como qualquer guerra, o fim não acontece de um dia para outro. Afinal, o Muro de Berlim caiu há muito tempo e até hoje tem gente com medo de comunistas, né?
E desde que a Microsoft comprou a Mojang, dona do tão poderoso Minecraft, ela começou a dar suporte a outros consoles. Isso cresceu com a compra da Bethesda e ficou muito maior com a compra da Activision. Ainda que Sea of Thieves tenha sido o primeiro game que nasceu dentro do Xbox a chegar para PlayStation, Forza Horizon marca o primeiro game de uma franquia tradicional do Xbox, daquelas que faziam Xbox 360 serem vendidos, a chegar no console da Sony.
Será que esse será só o começo? A nossa tão sonhada (ou pelo menos minha) volta de Fable acontecerá no mesmo motor gráfico e pelo mesmo estúdio responsável por Forza Horizon. Seria loucura acreditar que o RPG de ação favorito dos donos de Xbox chegará para PlayStation num futuro próximo? Impossível não é, já que até mesmo o garoto propaganda do Xbox deve chegar em algum momento. Sim, estou falando de Master Chief e seu novo Halo no Unreal Engine 5. Mas se você for mais de Gears, a essa altura, não deve se espantar de ter que apertar triângulo em vez de Y para ver um novo emergency hole aparecendo cheio de locusts para você matar.
E os donos de Nintendo? Phil Spencer já deixou bem claro que pretende colocar games dos Xbox Games Studios no Switch 2 e, dado que o novo híbrido roda até Cyberpunk 2077, ele daria conta da maioria dos games de Xbox até aqui (se não todos).
Quem venceu a Guerra dos Consoles?
A guerra… a guerra nunca muda e sempre alguém vai querer sair vencedor. É possível argumentar que todas venceram, já que a Microsoft ainda vai vender consoles e tende a aumentar o lucro com seus games chegando em mais lugares — exatamente a estratégia vencedora que ela teve com o Windows.
Por outro lado, a Sony disponibiliza seus games apenas para consoles próprios e, após algum tempo nos PCs. Os consoles PlayStation agora também terão games de grife do Xbox, como Forza e outros que devem chegar em breve — em contrapartida, o único game PlayStation Studios no Xbox é MLB, o jogo de baseball que está lá mais por motivos contratuais do que por interesse da Sony em quebrar algum tabu da indústria. Há o novo Marathon, da Bungie, que chegará para outras plataformas também e deve marcar um novo ponto pós-guerra (ou pelo menos não repetir o fiasco de Concord). E quem sabe a Sony atende aos pedidos da comunidade de Helldivers 2?
Correndo por fora, claro, há a Nintendo. Se no passado ela foi uma das primeiras a receber games da Sega assim que o Dreamcast (saudades) matou os consoles da dona do Sonic, agora a empresa está numa outra posição — embora igualmente confortável. Além de não liberar seus games em nenhum outro lugar, seja consoles ou PCs, com o Switch 2 ela tem potencial de ter outros grandes títulos do Xbox Game Studios e alguns menores da própria Sony, que já disponibilizou LEGO Horizon para o Switch original.
Ou seja, será necessário mais um distanciamento histórico do momento para ter um veredicto preciso de quem realmente foi o vencedor da atual Guerra dos Consoles. O fato é que, hoje, ela já acabou. Ainda bem.
Inscreva-se no canal do IGN Brasil no Youtube e visite as nossas páginas no TikTok, Facebook, Threads, Instagram, Bluesky e Twitch! | Siga João Paes Neto no Instagram e Bluesky.