Fundação Cultural de Imperatriz divulga editais da lei Paulo Gustavo


Fundação Cultural de Imperatriz divulga editais da lei Paulo Gustavo

Interessados devem ficar de olhos nos prazos para inscreverem projetos. (Foto: Edmara Silva)

Oportunidade ímpar para produtores culturais de Imperatriz. A Prefeitura, por meio da Fundação Cultural (FCI), divulga editais para patrocínio de projetos na área de audiovisual e demais áreas de cultura. O investimento faz parte dos recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura.

O primeiro edital, de número 01, é voltado para a área de audiovisual. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas de forma presencial na sede da Fundação Cultural de Imperatriz (FUMIC), localizada na Rua Bom Jesus, Bairro Santa Rita. O período de inscrição para todos os editais é de 10 a 17 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 11h30 e das 14h00 às 17h00.

Além disso, as inscrições presenciais, sem necessidade de agendamento. A seleção dos projetos será feita em duas etapas: avaliação e seleção de mérito das candidaturas. O valor total disponível para esse edital é de R$ 1.033.027,62 e contempla produções de longa-metragem, médias metragens, curtas-metragens, curtas-metragens documentários e videoclipes.

No edital 01, também há apoio para reformas, restauros, manutenção e funcionamento de salas de cinema, bem como para cinemas de rua e cinemas itinerantes.

Já o edital número 02, destinado às demais áreas da cultura, o objetivo é selecionar e premiar artistas de Imperatriz afetados pelas consequências da pandemia da COVID-19. A seleção dos projetos também será feita por avaliação e seleção de mérito das candidaturas. Podem participar categorias de artesanato, culturas tradicionais, cultura popular e música. Devem ser concedidos 44 prêmios, com um valor total estimado de R$ 166.906,78.

Por fim, o edital número 03 consiste na premiação para demais áreas culturais. Assim como nos outros editais, a seleção dos projetos será feita por avaliação e seleção de mérito. Categorias selecionadas são artes cênicas, artes visuais, artesanato, literatura e patrimônio cultural.

Para o presidente da Fundação, Paulinho Lobão, “esses editais representam uma grande oportunidade para os produtores culturais de Imperatriz, que poderão receber apoio financeiro para desenvolverem seus projetos e contribuírem para o fortalecimento da cultura na região. As inscrições e demais informações podem ser obtidas na sede da Fundação Cultural de Imperatriz”, diz.

Link para os editais: 01, 02 e 03.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *