Visando celebrar toda a riqueza cultural brasileira, construída pelas mãos de diversos povos e histórias que formaram o país desde a sua fundação, comemora-se o Dia Nacional da Cultura em 5 de novembro. A FURG, por meio do projeto Agenda Social, adere à data, incluindo-a em seu calendário por meio de uma ação institucional para voltar atenção à necessidade de políticas de estado e para o ensino superior que visem o fomento e o desenvolvimento de atividades culturais no país.
De acordo com a diretora de Arte e Cultura da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), Débora Amaral, a ideia deste ano na universidade é visibilizar o Dia Nacional da Cultura, como um ato político. “Ao invés de fazermos um evento, abordando a perspectiva do entretenimento, como comumente a cultura é percebida, a ideia é a gente trabalhar com a urgência de políticas culturais do estado e também do ensino superior que incentivem a produção e a valorização da cultura”, explicou.
Débora é coordenadora do Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras – Sul (FORCULT Sul), que engloba os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A iniciativa nacional tem o intuito de promover a reflexão crítica, a orientação e o acompanhamento de políticas culturais e da gestão da cultura nas instituições de ensino superior do Brasil.
De acordo com o site oficial da iniciativa; o grupo, por meio de representações nacionais e regionais, realiza encontros anuais para a construção de possíveis caminhos para uma gestão cultural universitária pautada pelo reconhecimento do papel cultural das instituições. Segundo Débora, destes encontros saíram duas cartas públicas, uma nacional e outra regional, contendo as demandas políticas identificadas para o fortalecimento da cultura tanto dentro das universidades, quanto no próprio país.
Na FURG, a ação acontece no dia 14 de novembro, às 17h, na forma de uma conversa sobre o tema e a urgência de um foco político para ações culturais visando o fomento de atividades voltadas ao tema. Na ocasião, participam da agenda o reitor Danilo Giroldo e o pró-reitor de Extensão e Cultura, Daniel Prado; com mediação da diretora de Arte e Cultura, Débora Amaral.
Participam também do evento a coordenação da galeria Espaço InComum da FURG, a professora Janice Appel; com um parecer de ações e propostas para o acesso e o desenvolvimento da arte e cultura dentro da FURG por meio do trabalho realizado pela galeria; a professora Viviane Kwecko e o professor Filipe Caldas, do Grupo de Pesquisa Pier 21, que apresentarão dados de uma pesquisa sobre os cinco anos de projetos de cultura registrado no Sistemas de Projetos – Sisproj. Ainda durante a ação serão entregues as supracitadas cartas, impressas, ao reitor.
Corredor Cultural
No intuito de promover uma apresentação de fotografias que ilustram a realidade do patrimônio cultural, histórico, artístico e territorial das instituições públicas de ensino superior ou das cidades em que estão localizadas, o projeto Corredor Cultural concluiu recentemente a sua segunda edição. A iniciativa, vinculada aos trabalhos do FORCULT Nacional, trouxe como tema “Patrimônio cultural brasileiro: história, arte e território”; as fotografias selecionadas compõem uma exposição que irá circular entre as instituições participantes.
As fotografias finalistas estão disponíveis no Instagram do Corredor Cultural.
Política de Arte e Cultura da FURG
Ainda em tempo, é importante destacar que, atualmente, está em fase de consulta pública – até o dia 10 de novembro. O trabalho visa estabelecer as diretrizes para orientação, promoção e desenvolvimento do campo da arte e da cultura em seus diversos sentidos, linguagens e especificidades dentro das atividades de ensino, pesquisa, extensão, cultura e inovação na FURG. Interessados podem participar do processo clicando aqui.
A contribuição de todos e todas (professores, alunos, técnicos e comunidade externa) nesta consulta é de extrema importância na construção de um documento que é de todos, uma vez compreendida a transversalidade da arte e da cultura, e suas existências enquanto direito constitucional.
Carta Nacional
Carta Regional