Futebol feminino tem decisão por vaga do Brasileiro e por artilharia do Estadual


Mixto e Kashima abrem as disputas das semifinais nesta quarta-feira (25), enquanto VF4 e Botafogo-PB decidem a outra vaga na final na quinta-feira (26)

(Foto: Divulgação/VF4)

Continua a sequência das disputas pelo título do Campeonato Paraibano de futebol feminino adulto de 2023, faltando apenas três partidas para a conclusão da competição. Um jogo acontece nesta quarta-feira (25) e outro será na quinta-feira (26). Além disso, têm outras duas brigas pela artilharia entre Lu Meireles e Tamara, e a vaga no Campeonato Brasileiro da Série A3 de 2024, entre Kashima e Mixto.

As equipes vencedoras das partidas deste meio de semana estarão se enfrentando no próximo fim de semana, em jogo único, quando será conhecido o campeão paraibano de futebol feminino adulto de 2023.

O Campeonato inicialmente seria disputado por 13 equipes, divididas em dois grupos. Depois este número foi reduzido para sete equipes e, por fim, apenas quatro entraram em campo.

O campeonato Paraibano feminino adulto teria o Grupo A formado por VF4, Kashima, Marretinha, Desportiva Guarabira, Liga de Guarabira, Serrano e Treze de Maio. Enquanto que o Grupo B contando com Mixto, Botafogo-PB, Guará, Femar, Atlético Pessoense e Liga de Santa Rita.

As primeiras equipes que desistiram da competição foram Desportiva Guarabira, Liga Guarabira, Serrano, no Grupo A, e Guará no Grupo B. Porém, uma semana antes do início do Certame oficializaram afastamento, Treze de Maio, Atlético Pessoense e Liga Santa Rita.

Todos os clubes desistentes alegaram problemas financeiros, pois as despesas são altas, devido a regularização de atleta junto ao BID da CBF, pagamento da arbitragem dos jogos, além da logística para manter uma equipe de futebol feminino.

Regulamento

A forma de disputa, da competição de acordo com o regulamento, indica que as equipes foram divididas em dois grupos, na primeira fase, fazendo jogos só de ida dentro do seu grupo. Foram classificados os dois melhores colocados para semifinal 1°A x 2°B e 1°B x 2°A, semifinal. A fase final terá jogo único, e quem fizer a melhor campanha joga em casa.

Vaga no Brasileiro Série A3

Obedecendo os confrontos estabelecidos, nesta quarta-feira (25), o Mixto, primeiro do Grupo B, terá pela frente o Kashima, segundo do Grupo A. A partida está marcada para o estádio Evandro Lélis, campo do Auto Esporte, às 15h, em João Pessoa. Quem vencer se garante na decisão do campeonato estadual e ainda será o representante da Paraíba no Campeonato Brasileiro Série A3 do próximo ano.

Calendário nacional

A partida de quinta-feira vai reunir VF4, primeiro do Grupo A que terá pela frente o Botafogo-PB que terminou na segunda colocação do Grupo B.

A partida será disputada no CT do VF4, às 15h, no bairro do Valentina Figueiredo. O ganhador decide o título.

O VF4 vai disputar o Campeonato Brasileiro da Série A2, pois conseguiu o acesso na temporada passada. Enquanto que o Botafogo-PB que foi rebaixado no brasileirão terá que disputar o Campeonato Brasileiro da Série A3, para tentar sustentar o calendário nacional.

Briga pela artilharia

A principal artilharia do Campeonato Paraibano de futebol feminino adulto de 2023 é a baiana Tamara, 23 anos, que pertence ao Mixto. Ela já marcou dez gols e pode aumentar estes números na partida desta quarta-feira, contra o Kashima.

Tamara Alves dos Santos nasceu no dia 9 de maio de 2000, em Salvador (BA). Ela começou nas categorias de base do Vitória-BA. Depois se transferiu para o Auto Esporte-PB. Tamara ainda teve passagem pelo União Desportiva de Alagoas (UDA), em duas temporadas, além de atuar pelo Botafogo-PB.

Na briga com Tamara pela artilharia da competição estadual está a experiente Lu Meireles do VF4 que já marcou oito gols. Lucilene Firmino Meireles é natural de Cruz do Espírito Santo (PB) e nasceu no dia 5 de fevereiro de 1988.

Lu Meireles começou a se destacar no futsal e teve passagem ainda no futebol de areia. Na Paraíba atuou pelo Botafogo-PB em 12 temporadas. Durante este período esteve na Ferroviária-SP. Depois se transferiu para o Flamengo-RJ. No clube carioca, Lu Meireles passou três anos. Na época, teve passagem pela Seleção Brasileira.

A artilheira está no VF4 deste de 2021. Ela ajudou o time na conquista do bicampeão estadual e luta pelo tri em três temporadas consecutivas. Lu Meireles ainda fez gols importantes com a camisa do VF4 na campanha do acesso para a Série A2 do Campeonato Brasileiro.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *