
Futebol Solidário: irmãos que precisaram sair do Rio Grande do Sul por enchentes estarão no Maracanã
A Globo transmite, neste domingo (26), o Futebol Solidário no Domingão. É uma partida cheia de estrelas, que vai reunir artistas e craques dos gramados para arrecadar doações às vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul.
O aquecimento começa no Domingão com Huck, às 14h50, e o jogo é às 16h. Quase 40 mil ingressos já foram vendidos.
Sol, céu azul, num dia de Maracanã só para eles… mas os irmãos Enzo, de 7 anos, e Giovana, de 10, estão ansiosos é para ver o estádio cheio de famosos.
“Eu quero muito a Ludmilla, o MC Daniel e o Ronaldinho Gaúcho”, diz Giovana.
Antes das enchentes no Rio Grande do Sul, os dois viviam com a mãe em Rolante, cidade a 130 quilômetros de Porto Alegre. Ficaram sem casa e estavam num abrigo. Saíram de lá de carona com um casal de amigos da tia-avó Luciane Bianchi.
“No primeiro dia em que chegaram, eles queriam ver vídeo de Rolante, como é que está a enchente, procurando a casa deles nos vídeos de Rolante, e eu não queria que eles ficassem mais traumatizados. E aí eu falei: ‘Não, vamos colocar na escola’”, conta.
Com uma autorização especial da Secretaria Municipal de Educação do Rio, os dois recomeçaram a estudar na segunda-feira (20). Foram cercados de afeto pelos novos amigos. E pediram às professoras para contarem a própria história em cartas de apoio ao Rio Grande do Sul.
“Espero que esteja tudo bem para construir tudo”, lê Enzo em parte da carta.
“A minha casa inundou, perdi tudo, armário, porta, cama… Então, eu desejo a vocês muita força e fé para enfrentar tudo o que vocês passaram… Então, fiquem bem que tudo vai dar certo”, lê Giovana.
Imediatamente, os amigos cariocas pediram para escrever também. “Já enviamos por volta de 60 cartas, e as crianças estão produzindo, estão amando essa produção. Estão felizes em fazer parte também desse processo”, conta a diretora do colégio, Charlene Belisário.
No Maracanã, Enzo conta que do que sente mais falta em Rolante (RS) é da família. De quem é insubstituível. Em todo resto, as contribuições recebidas têm dado jeito.
“Porque, quando eles chegaram, o armário não tinha nada. Nada. E, hoje, o armário está cheio, e eles falam: ‘Tia, o armário está cheio. Tia, eu tenho um monte de brinquedo’”, relata Luciane.
Desde que o Enzo e a Giovana chegaram ao Rio, duas semanas atrás, todos os dias, religiosamente, eles ligam para Rolante para conversar com a mãe. Então, durante a reportagem, a equipe fez a ligação.
“E aí, meu amor? Tudo bem? Olha que lindo o Maraca, hein! Saudade”, diz Karine para os filhos do outro lado da linha. “Como é que foi o dia de vocês? Contem para a mamãe.”
“Quatro horas gravando e depois foi para o almoço”, responde Enzo. “E você aí, Karine? Como está a situação?”, pergunta o repórter.
“Rolante segue num processo de reconstrução. Todo mundo se apoiando aqui.”
A ação é uma parceria da Globo com a CBF, Flamengo, Prefeitura do Rio e Jogo das Estrelas. E toda renda vai para as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. Os preços começam com R$ 60 a entrada inteira, e R$ 30 a meia.
Entre as estrelas confirmadas, os campeões mundiais Ronaldinho Gaúcho e Cafu.
E a Ludmilla, que a Giovana tanto quer ver, mandou um recado: “Também estou muito entusiasmada para encontrar as pessoas que eu admiro, que eu gosto muito, como o Ronaldinho, pisar naquele gramado sagrado de novo, levar um pouco de alegria para as pessoas.”
“Gente, venham para o futebol solidário no domingo, às quatro horas da tarde”, chama Giovana.
LEIA TAMBÉM