Games de grande orçamento levarão à morte da criatividade, alerta ex-diretor criativo de EverQuest 2


Games mais caros levarão à morte da criatividade, alerta ex-diretor criativo de EverQuest 2
Créditos: Divulgação/Raph Koster

Um veterano da indústria de games que contribuiu para jogos como Ultima Online e EverQuest 2, Raph Koster não tem uma visão muito otimista do futuro da indústria. Segundo ele, os aumentos constantes nos custos de produção de títulos de alto orçamento vão contribuir para matar a criatividade e os riscos que empresas grandes estão dispostas a correr.

Em uma entrevista à revista Edge, Koster afirma que conduziu um experimento em 2018 que consistia em perguntar a seus colegas da indústria o orçamento dos jogos em que eles trabalhavam. “E eu juntei todos esses dados, ajustando a inflação de tudo, e coloquei em um gráfico”, explicou.

Segundo o ex-diretor criativo de EverQuest 2, ele descobriu que os orçamentos de grandes jogos estão ficando 10 vezes maiores a cada década que passa. “Durante esses períodos caros, a inovação tende a desaparecer, porque o retorno do investimento para a inovação em mecânicas de games é terrível”.

Veterano de EverQuest 2 espera por uma mudança na indústria

Tenho esperança que nos próximos dez anos vamos ver uma quebra de plataformas de algum tipo que reinicie as coisas”, afirmou Koster. No entanto, ele não explicou exatamente o que quis dizer com isso, mas essa quebra pode vir na forma da ascensão de um novo mercado (como o mobile foi há alguns anos) ou de um novo nome forte do mercado.

Games mais caros levarão à morte da criatividade, alerta ex-diretor criativo de EverQuest 2
Foto: Divulgação/Daybreak Games

O ex-diretor criativo de EverQuest 2 também afirmou que jogos como serviço já se estabeleceram como uma tendência que vai impactar negativamente experiências narrativas. Koster também disse acreditar que questões como o aquecimento global podem afetar o mercado de outras formas: em um futuro no qual a energia elétrica pode ficar cara demais, continuar jogando se tornaria algo proibitivo para a maioria das pessoas.

Será que plantar árvores pode acabar sendo uma mecânica de jogo em um MMO grande e mundial, porque as mudas que você planta, na verdade, possuem sensores e você pode realmente ver suas estatísticas?”, questiona o designer. “Vamos entrar em uma crise energética e talvez não possamos mais comprar videogames à medida que a energia acaba”.

Fonte: PC Gamer

Conteúdo Relacionado

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *