
Reunião aconteceu na sede do Conselho Distrital — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo
Reunião aconteceu na sede do Conselho Distrital — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo
Os superintendentes de Desenvolvimento Social e de Turismo, Cultura e Esportes de Fernando de Noronha participaram de uma reunião do Conselho Distrital da ilha, na quarta-feira (22). O presidente do órgão, Ailton Araújo Júnior, enfatizou a necessidade de prestação de contas das atividades dos gestores, conforme prevê a Lei Orgânica.
André Portela, superintendente de Turismo, Cultura e Esportes e de Desenvolvimento Social, disse que o governo local tem realizado trabalhos para atrair para a ilha um turismo qualificado. Ele afirmou que a Administração do Distrito ampliou a divulgação do “destino Noronha”.
Na área de esportes, o superintendente informou que os atletas locais têm recebido apoio para participar de competições no continente.
O presidente do Conselho questionou a demora de divulgação da atração que vai se apresentar na festa de réveillon popular e disse que o governo também não indicou onde vai promover o evento.
Portela disse que as festividades serão promovidas no Porto de Santo Antônio, mas que o artista será contratado pelo governo do estado e que a atração será definida até o dia 5 de dezembro.
André Portela falou que, apesar da proibição, as empresas aéreas têm operado com aviões tipo ATR, que têm praticamente a mesma disponibilidade de vagas dos jatos que operavam na ilha. Ele disse, ainda, que essas aeronaves apresentam como vantagem mais opções de horários.
O superintendente avaliou como positiva a participação na reunião. “Foi muito importante participar dessa sessão e apresentar as atividades. Mesmo sem os aviões tipo jato, é inegável o avanço. Tivemos um ano de excelente ocupação e devemos celebrar as ações nas áreas de turismo, cultura e esportes”, comemorou Portela.
Desenvolvimento Social
Os conselheiros também questionam lentidão para emissão de carteira de morador, mas Nayara Freitas explicou que as chamadas visitas sociais, necessárias para liberação do documento, passaram a ser de responsabilidade do setor de Controle Migratório.
A superintendente de Desenvolvimento Social também detalhou os trabalhos de apoio da comunidade e análise de vulnerabilidade dos moradores para aplicação da Política Habitacional Distrital (PHD).
A superintendente achou importante participar da reunião. “É maravilhoso. Esse é o momento para esclarecer as ações desenvolvidas, tirar as dúvidas, apresentar os serviços e atividades que podemos ofertar para melhorar a vida das pessoas”, disse Nayara Freitas.
O presidente do Conselho Distrital disse que a reunião atendeu, em parte, as dúvidas dos representantes da comunidade.
“No meu ponto de vista, não existiu a prestação de contas por falta de planos, programas e projetos que não foram apresentados a população. Algumas coisas estão sendo feitas a toque de caixa, como as festividades de réveillon, que a esta data não sabemos a atração que vai se apresentar”, analisou Ailton Júnior.
Por conta da falta de tempo, a avaliação do setor de educação ficou para esta quinta-feira (23), junto com a análise das áreas de infraestrutura e Porto de Santo Antônio.