Gigante adormecido do futebol do Nordeste pode reviver com SAF


O Santa Cruz vive um momento de mudanças e expectativas. O clube, que recentemente amarga diversos resultados negativos, teve a renúncia do presidente Antônio Luiz Neto e agora encara a antecipação das eleições, tenta dar a volta por cima dos desastres dentro de campo nos últimos anos e está de olho na possibilidade de se tornar uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF).

Para tanto, o tricolor conta com o interesse do ex-jogador argentino Alejandro Mancuso, que foi ídolo do time pernambucano. Ele já manifestou sua intenção de adquirir parte das ações do clube e apresentar um projeto para a SAF coral. Mancuso, que foi campeão da Copa América em 1991 e 1993 pela seleção argentina, tem experiência no ramo empresarial e já trabalhou como agente de jogadores.

– Continua depois da publicidade –

Segundo Mancuso, o projeto deve ser apresentado ainda neste mês de outubro, para que possa ser analisado pelo Conselho Deliberativo do clube e, posteriormente, submetido à aprovação dos sócios corais em uma assembleia geral.

O ex-atleta afirmou que o seu objetivo é fazer do Santa Cruz um clube forte e vencedor, respeitando a sua história e a sua torcida. Ele disse que pretende investir na infraestrutura, na formação de atletas e na contratação de jogadores de qualidade.

Apesar do apoio da torcida, o Santinha tem amargado resultados negativos nos últimos anos.

O que é a SAF?

A SAF é um modelo de gestão que permite a entrada de investidores no futebol, através da venda de ações do clube. A ideia é que, com mais recursos financeiros, o clube possa se reestruturar, sanar suas dívidas e voltar a ser competitivo.

A situação política do Santa Cruz

Enquanto isso, o clube se prepara para as eleições presidenciais, que foram antecipadas para o dia 12 de novembro. Até o momento, três nomes surgem como eventuais candidatos à presidência do clube: Marino Abreu, Zé Neves e Albertino dos Anjos.

O futuro do Santa Cruz depende das decisões que serão tomadas nas próximas semanas. A torcida coral espera que o clube possa superar as dificuldades e retomar o seu lugar de destaque no cenário nacional.

O Santa Cruz é um dos times de maiores torcidas do Nordeste.

Conheça um pouco mais da história do Santa Cruz

  • O Santa Cruz Futebol Clube foi fundado em 3 de fevereiro de 1914, por um grupo de jovens que jogavam futebol no pátio da Igreja de Santa Cruz, no Recife.
  • O Santa Cruz é um dos mais tradicionais e populares clubes de Pernambuco e do Nordeste, com uma torcida fiel e apaixonada.
  • O clube conquistou 29 Campeonatos Pernambucanos, sendo o único tri-super campeão do estado, com três supercampeonatos (1957, 1976 e 1983).
  • O clube também conquistou um Campeonato Brasileiro – Série C (2013), uma Copa do Nordeste (2016) e um Torneio Hexagonal Norte-Nordeste (1967).
  • O Santa Cruz foi o primeiro clube do Norte/Nordeste a vencer um rival do Sul/Sudeste, ao derrotar o Botafogo por 3 a 2 em 1919.
  • O Santa Cruz viveu sua melhor fase entre 1969 e 1983, quando conquistou nove títulos estaduais, ficou em quarto lugar no Campeonato Brasileiro duas vezes (1960 e 1975) e inaugurou o Estádio do Arruda, o segundo maior particular do Brasil.
  • O Santa Cruz participou de uma competição internacional da CONMEBOL, a Copa Sul-Americana de 2016.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *