Google quer fomentar os games em parceria com o Estado de SP


Meio & Mensagem
31 de agosto de 2023 – 6h00

O Google está discutindo uma parceria com a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo para fortalecer o mercado local de desenvolvimento de games, com foco em regiões periféricas do estado.

Google GamesGoogle Games

Regina Chamma, diretora de Parcerias do Google Play para América Latina, com a Marilia Marton, Secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo (Crédito: Pedro Fratino)

O objetivo do projeto em análise é capacitar alunos e frequentadores das Fábricas de Cultura – projeto do estado que disponibiliza espaços com acesso gratuito a diversas atividades pedagógicas e culturais – sobre o desenvolvimento de jogos.

Para atingir esse objetivo, o Google disponibilizará os conteúdos do Google Play Academy e do Favela Gaming para os estudantes do curso de criação de games das Fábricas de Cultura.

O Favela Gaming é uma plataforma criada pela parceria entre YouTube Gaming, Gerando Falcões e Final Level Co, que busca fomentar a inserção de jovens de grupos sub-representados no mercado de games, auxiliando-os a conquistarem carreiras de sucesso nesta indústria.

Com o objetivo de incentivar desenvolvedores a iniciarem suas carreiras e a expandirem seus negócios, o Google Play Academy, do Google Play, fornece conhecimento prático sobre este mercado, por meio de cursos online.

relacionadoFavela Gaming_DivulgaçãoFavela Gaming_Divulgação

Favela Gaming quer gerar inclusão social por meio de games

Mercado em desenvolvimento

Segundo prévia da 2ª Pesquisa Nacional da Indústria de Games, divulgada nesta quarta-feira, 30, o número de estúdios de desenvolvimento no Brasil cresceu 3,27% em 2022. Em 2021, o número de estúdios nacionais de desenvolvimento de games ativos era de 1.009, já no ano passado passou para 1.042.

O estudo ainda revela que, desde 2020, foram publicados cerca 2.600 jogos brasileiros no mercado, sendo que 1.008 foram lançados exclusivamente no ano passado. A pesquisa foi coordenada pela Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil).


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *