Governo de Goiás e da Estônia discutem parcerias no campo da tecnologia


O Governo de Goiás recebeu representantes da Estônia em uma reunião destinada a promover parcerias no âmbito da transformação digital. O encontro, realizado no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, na quinta-feira, 23, foi liderado pelo vice-governador, Daniel Vilela (MDB), e teve como principal objetivo discutir iniciativas conjuntas que impulsionarão a modernização dos serviços públicos.

A Estônia, reconhecida por sua expertise em tecnologia e inovação, foi representada pelo vice-prefeito da cidade de Tartu, Raimond Tamm, que compartilhou experiências e identificou oportunidades de colaboração com Goiás. Durante as discussões, foram abordados pontos estratégicos de governança, com ênfase na implementação de soluções tecnológicas para aprimorar a eficiência e a acessibilidade dos serviços públicos.

O vice-governador ressaltou que a reunião de trabalho representa o primeiro passo para uma parceria significativa e ações colaborativas entre Goiás e a Estônia.

“Sou um conhecedor da história que coloca aquele país em destaque no uso da tecnologia, e estamos entusiasmados em receber o Raimond Tamm, que demonstrou como a oferta de serviços digitais é avançada. Acreditamos que uma colaboração trará benefícios significativos para os cidadãos goianos”, apontou.

Tecnologia

Como exemplo do avançado nível de digitalização da Estônia, Raimond Tamm relatou que o país não utiliza papel nas repartições públicas há mais de 20 anos e que todas as informações dos cidadãos são armazenadas desde o nascimento. Ele destacou que esse progresso é resultado de uma visão de futuro.

“O mais importante é a educação para as novas gerações. É isso que faz caminhar os projetos de digitalização. Esse modelo temos orgulho em apresentar e nos colocar à disposição para colaborar com outras nações”, apontou.

A Estônia Hub, consultoria que atua como interlocutor na implementação de colaborações com outros países, apresentou a aplicação da tecnologia na vida dos estonianos. O CEO da instituição, Raphael Fassoni, explicou que os infosistemas utilizados atingiram a excelência e que é possível estabelecer paralelos com Goiás para criar parcerias frutíferas.

“Na Estônia a tecnologia é o meio facilitador para qualidade de vida, e não temos dúvidas que há meios de trazer experiências para Goiás”, disse. A expectativa é que em breve seja assinado um termo de cooperação entre o país e o estado.

Leia também:


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *