Governo de MT alia tecnologia à educação em escolas da rede pública


Todas as ações fazem parte do plano “Educação 10 anos”, um conjunto de políticas voltadas para modernizar e democratizar o ensino público em Mato Grosso. — Foto: Cristiano Antonucci / Seduc/MT

Todas as ações fazem parte do plano “Educação 10 anos”, um conjunto de políticas voltadas para modernizar e democratizar o ensino público em Mato Grosso. — Foto: Cristiano Antonucci / Seduc/MT

O Governo de Mato Grosso está fortalecendo as escolas estaduais, aliando o uso da tecnologia, com a educação inclusiva. Com essa iniciativa, os estudantes têm acesso a recursos digitais e ferramentas educacionais que facilitam a aprendizagem.

Com os investimentos em tecnologia, o governo conseguiu avançar na qualidade da educação, saltando da 22ª colocação em 2019 para o 8º lugar do IDEB em 2024.

Todas as ações fazem parte do plano “Educação 10 anos”, um conjunto de políticas voltadas para modernizar e democratizar o ensino público em Mato Grosso.

Entre as ações que proporcionaram a melhoria do ensino, estão a entrega de chromebooks para 340 mil alunos, 23.590 mil notebooks para professores e 10.250 smart TVs.

Os chromebooks são equipamentos similares a notebooks, mas com foco em atividades educacionais.

Além do uso da tecnologia, o Governo do Estado também se compromete com a inclusão, assegurando que alunos com diferentes tipos de necessidades tenham acesso aos recursos digitais.

Além disso, os alunos e professores da rede estadual com alguma deficiência visual têm acesso ao dispositivo de leitura OrCam MyEye, uma ferramenta que reconhece até 200 produtos cadastrados e retransmite a informação no ouvido do usuário.

Acoplado em um óculos, o dispositivo tem controle de velocidade, possibilitando, de modo off-line, a leitura de 100 a 250 palavras por minuto, permitindo escolher entre voz masculina e feminina, pausar, adiantar ou retroceder a leitura.

“Na sala de aula, a tecnologia é uma ferramenta essencial para fazer com que o aluno tenha um interesse maior. Se eu uso a tecnologia, como, por exemplo, o chromebook, eu posso ter diversas formas de aprendizado. Fica mais fácil da gente aprender, e para os professores, mais fácil de adquirir conhecimento e repassar aos alunos de uma forma mais dinâmica”, disse o aluno da rede estadual, Erike Maicon da Silva Lima.

Dentre os inúmeros benefícios do uso da tecnologia em sala de aula, está o aumento do interesse por parte dos estudantes com o conteúdo pedagógico, tornando o estudo mais atrativo e dinâmico.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *