Como você deve ter visto aqui no site, Half-Life 2 está comemorando 20 anos desde o seu lançamento original. Assim, além de o jogo ter sido disponibilizado gratuitamente, a Valve também soltou um documentário sobre o projeto Half-Life 2 Episode 3.
Agora sabemos que a razão oficial por trás do abandono do jogo é que o time preferiu concentrar os seus esforços no novo Left 4 Dead. Entenda a seguir.
Os bastidores de Half-Life 2
Segundo o desenvolvedor David Speyre, “a equipe de Left 4 Dead precisava de todas as mãos possíveis para ser lançado, então deixamos o Episode 3 de lado para ajudá-los”.
“A agenda era apertada e todos precisaram trabalhar muito. Valeu a pena, já que Left 4 Dead saiu ótimo. Mas isso demorou tempo o bastante para terminar a ponto de que quando cogitamos retomar o Episode 3, já era tarde demais e precisaríamos de um novo motor. Em retrospecto, acho que erramos e poderíamos ter gasto 2 anos fazendo o jogo.”
Por outro lado, o próprio chefão Gabe Newell disse que “não dá para ser preguiçoso e só levar a história em frente, isso seria falhar em nossa obrigação com os jogadores. Sim, é claro que eles amaram a história, mas fazer um jogo só porque o pessoal quer saber o que acontecerá a seguir? A gente poderia ter lançado o jogo, não seria tão difícil.”
“Mas o meu fracasso pessoal é que não conseguia ver como o Episode 3 estava levando qualquer coisa adiante. Se não fosse pelos episódios, não teríamos coisas como Dota. Sei que soa estranho, mas foi o que aprendemos fazendo os Episódios que levaram Team Fortress 2 a ganhar atualizações mais frequentes.”
Fonte: Eurogamer