
A Hyundai e a Kia apresentaram nesta semana, em Seul, na Coreia do Sul, a tecnologia Uni Wheel, uma nova abordagem que redefine o sistema de transmissão de carros elétricos e promete não apenas eficiência, mas também liberdade de design para os futuros modelos das duas marcas.
A tecnologia Uni Wheel envolve a relocalização de todos os principais componentes relacionados ao motor para o cubo da roda, representando uma mudança significativa no paradigma dos sistemas de transmissão convencionais.
O sistema Uni Wheel incorpora uma série de engrenagens planetárias restritas no cubo da roda. Ele usa uma engrenagem central e quatro pinhões, cercados por outra engrenagem em formato de anel. A potência gerada pelo motor é transmitida para esta engrenagem central, que, por sua vez, aciona os pinhões, iniciando a rotação da engrenagem conectada à roda.
Impacto na arquitetura dos carros
A grande revolução trazida pela Uni Wheel não se limita à eficiência do sistema. Ao liberar espaço no nível da carroceria, essa tecnologia oferece aos projetistas e designers uma liberdade sem precedentes na definição de novos modelos de carros elétricos.
Com a eliminação da necessidade de um eixo de transmissão tradicional e juntas, os motores podem ser posicionados muito próximos das rodas, permitindo uma maior flexibilidade na criação das juntas de suspensão.
Ao proporcionar um movimento multieixo com maior liberdade de design, a Uni Wheel não apenas impulsiona a eficiência, mas também redefine a estética e a arquitetura dos carros elétricos.