IA no centro da estratégia de crescimento da Neo


A Neo, empresa especializada na criação de soluções digitais para o mercado de Customer Experience (CX), fechou 2023 com receita de mais de R$ 600 milhões e crescimento de 30% da sua unidade de negócios focada em digital, que passou a responder por 15% do faturamento da companhia. Para este ano, a empresa continuará focada em IA e soluções digitais para a gestão de documentos e processos, bem como em consultoria.

“2023 foi um ano muito estratégico para a Neo, no qual demos um passo importante rumo à Inteligência Artificial com o lançamento da plataforma NIAh. Nos últimos anos temos nos empenhado na jornada digital dos nossos clientes e, com isso, pretendemos crescer 30% por ano nos próximos 4 anos”, afirma Luiz Iannini, CEO da Neo.

Luiz Iannini, CEO da Neo.

IA no CX como vantagem competitiva

Segundo Luiz Iannini, as empresas têm cada vez mais investido na criação de soluções digitais para o mercado de Customer Experience como vantagem competitiva, entendendo que a experiência está diretamente ligada à satisfação dos clientes – sejam internos ou externos. E o avanço em soluções digitais e na adoção da IA Generativa devem ditar o avanço da Neo no mercado nos próximos anos. “No ano passado, nossas equipes atenderam mais de 10 milhões de chamadas e interações por mês – e estamos trabalhando para otimizar cada vez mais estes atendimentos, para elevar o nível de excelência do serviço prestado”, comenta Iannini.

Tecnologia no centro da estratégia

Em agosto do ano passado, a Neo lançou a NIAh, que combina duas inteligências artificiais – uma proprietária, e outra generativa – específica para o mercado de atendimento e experiência do cliente. Com alta capacidade de aprendizado e adaptabilidade, a plataforma já apresentou resultados expressivos: já aumentou em até 18% o FCR (First Call Resolution), que é a solução de um chamado no primeiro contato; reduziu cerca de 21% do tempo médio de atendimento; e o tempo de busca por informações pelo atendente diminuiu pela metade.

Jornada digital eficiente

As soluções digitais também apresentaram bom desempenho em 2023 – até o momento, foram mais de 45 milhões de processos analisados pelo GetDoc, plataforma de automação de gestão de processos, mais de 6,5 milhões de atendimentos anuais feitos pelo S3nd e mais de 2,5 milhões de contratos formalizados pelo iGree.

Inovar aumenta a produtividade

Além de todo o avanço da IA para CX, a Neo utiliza novas tecnologias e IA também para sua produtividade. Em projetos internos, usam biometria, Liveness (tecnologia que determina se a pessoa que aparece no dispositivo está de fato ao vivo) e o OCR (tecnologia para reconhecer caracteres a partir de um arquivo de imagem ou mapa de bits sejam eles escaneados, escritos a mão, datilografados ou impressos). O OCR, por exemplo, é usado para automatizar processos de cadastro, onboarding e formalização, extraindo informações de documentos de identificação pessoal, contratos etc.

Com todo esse ecossistema digital e expertise tecnológica, a Neo colhe bons resultados e segue investindo e criando soluções que atendam às mais variadas necessidades em CX. Atenta ao valor da inovação e da experiência do cliente como pilares desse sucesso, a companhia comprova que a combinação de tecnologia e boas experiências melhora negócios e constrói o que há de mais atual e assertivo em CX.




Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *