
O Ibercena – Fundo de Apoio para as Artes Cênicas Ibero-americanas, que tem o Brasil representado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cultura, abriu as inscrições nas três linhas de apoio da Convocatória 2025-2026: Apoio à Criação em Residência; Apoio à Coprodução de Espetáculos de Artes Cênicas; e Apoio à Programação de Festivais e Espaços Cênicos.
As inscrições ficam abertas até as 12h (horário de Brasília) do dia 24 de julho, pela plataforma do Ibercena. As candidaturas podem ser enviadas em espanhol ou português. E os projetos apresentados devem ser realizados entre 1º de janeiro e 15 de dezembro de 2026.
A convocatória é direcionada a criadoras(es), grupos, festivais e espaços cênicos dos países que integram o programa: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai.
As bases da Convocatória 2025-2026 foram aprovadas na XL Reunião do Conselho Intergovernamental, realizada entre 8 e 10 de abril, em Santiago, no Chile, com a presença dos representantes dos países que integram o programa. A Funarte, vinculada ao Ministério da Cultura, representa o Brasil no Ibercena.
Acesse as bases de cada linha:
O Fundo de Apoio para as Artes Cênicas Ibero-americanas, que completa 19 anos em 2025, integra a Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib) a 18 países que financiam o programa, atualmente: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai. Os recursos financeiros para a iniciativa provêm das contribuições dos países-membros.
A Funarte, vinculada ao Ministério da Cultura, é a representante do Brasil no Ibercena desde 2010 e também a responsável pelo aporte de recursos da cota de participação do país no fundo de fomento. Como parte do compromisso de fortalecer a internacionalização das artes brasileiras, a nova gestão da Funarte dobrou o valor do investimento no fundo, de atualmente 200 mil euros (aproximadamente R$ 1,3 milhão). Entre 9 e 11 de abril de 2024, o Brasil foi sede da XXXVIII Reunião do Conselho Intergovernamental do Ibercena, ação produzida e coordenada pela Diretoria de Artes Cênicas da Funarte.
Em 2025, o Ibercena celebra o Ano Ibero-americano das Artes Cênicas, com o apoio da Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib). Sob o tema “Cenas da Diversidade”, este ano será dedicado a comemorar, celebrar e destacar o impacto positivo do circo, da dança, do teatro e das artes vivas na sociedade, promovendo o diálogo, a reflexão e uma cultura de paz nos 22 países do Espaço Cultural Ibero-Americano.