Feitos sob medida para o novo Legion Go, os Lenovo Legion Glasses oferecem uma “tela grande para games em qualquer lugar”, apesar de haver algumas limitações
1 set
2023
– 13h09
(atualizado às 14h21)
Além de entrar na disputa com o Steam Deck e o ROG Ally com a estreia do Legion Go, a Lenovo aproveitou a IFA 2023 para apresentar os Legion Glasses, aposta da empresa para tentar atrair o público gamer ao mundo dos óculos de Realidade Aumentada (AR). Feita sob medida para o console portátil da marca, ainda que haja compatibilidade com praticamente qualquer aparelho que possua porta USB-C, a novidade promete oferecer “uma tela grande para games em qualquer lugar” graças à sua portabilidade.
Apesar do lançamento próximo, poucos detalhes mais técnicos do acessório foram revelados, mas o que já foi confirmado indica que o dispositivo é promissor. A novidade possui telas Micro OLED com resolução de 1920 x 1080 pixels por olho, e taxa de atualização de 60 Hz — frequência baixa considerando o foco no público gamer, mas que deve ser compensada pela projeção de um display de grandes proporções, complementada pelo sistema de som de alta definição embutido.
Os óculos são acompanhados de uma bolsa de transporte, bem como de outros acessórios para permitir ao usuário adaptar a experiência de uso para melhor atendê-lo. Estão inclusos apoios ajustáveis de nariz, estrutura para encaixe de lentes de grau, adaptadores para evitar que o aparelho escorregue do rosto, pano de microfibra para limpeza e o cabo USB-C de 1,2 metro de extensão.
Como indicado pelos materiais de divulgação, os Legion Glasses foram pensados para acompanhar o Legion Go, o PC portátil estreante da Lenovo, mas a gigante deixa claro que há compatibilidade com praticamente qualquer dispositivo. Desde que a conexão USB-C do aparelho em questão suporte saída de vídeo, o visor pode funcionar como uma tela secundária para PCs Windows, Mac e smartphones Android, podendo fortalecer os esforços para a popularização desse tipo de dispositivo.
Apresentando 142 g, os Legion Glasses são um tanto pesados, especialmente quando o comparamos com outras soluções similares, enquanto o campo de visão de 38° também não figura entre os mais avançados. Mesmo assim, quando colocamos o preço na balança, a solução tem potencial de conquistar uma parcela do público curiosa com o conceito de Realidade Aumentada.
Vale lembrar que essa não é a primeira vez que a Lenovo investe em óculos AR — modelos como o Morningstar G2 já foram vendidos pela companhia no passado, mas com valores altos e otimizações pensadas para profissionais. O lançamento desta semana pode ser apenas o primeiro passo para que a proposta de Realidade Aumentada comece a chamar atenção de mais usuários.
Preço e disponibilidade
Os Lenovo Legion Glasses chegam às lojas em outubro junto ao Legion Go, com preço sugerido de US$ 329, ou cerca de R$ 1.630 em conversão direta e sem impostos. Não há informações sobre disponibilidade no Brasil, mas considerando que o novo console da empresa deve ser trazido para cá, há uma chance de também vermos o visor de AR chegar em solo brasileiro.
Fonte: Lenovo, via DigitalTrends
Trending no Canaltech: