A International Board (IFAB), órgão responsável pela manutenção e alteração das regras do futebol, aprovou a previsão de testes para implementar a expulsão temporária, com o intuito de diminuir a agressividade e as reclamações de jogadores com árbitro. A medida faz parte de um pacote de mudanças estudado pela entidade para preservar os juízes, conforme comunicado após reunião nesta segunda.

Cuti Romero vermelho Tottenham x Chelsea — Foto: Matthew Childs/Reuters
Cuti Romero vermelho Tottenham x Chelsea — Foto: Matthew Childs/Reuters
Segundo a IFAB, a expulsão temporária poderá ser testada em escalões competitivos do futebol, depois de ter sido avaliada em competições de base. O mesmo vale para propostas como a utilização de câmeras no corpo dos árbitros, para registrar reclamações de jogadores e haver material registrado para possíveis punições. E também que apenas os capitães dos times podem se dirigir ao juiz, evitando cenas em que ele é cercado pelos atletas.

Aos 36 min do 2º tempo – cartão vermelho direto de Joelinton do Brasil contra a Argentina
Os membros da IFAB vão se reunir novamente no próximo março para aprovar ou não mudanças nas regras do futebol. Eventuais alterações serão incorporadas a partir de julho de 2024.