Iniciada etapa regional da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia — IFRN – Instituto Federal do Rio Grande do Norte


Abertura do evento ocorreu no Campus Lajes; programação também terá atividades em outros campi do IFRN

A etapa regional da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) iniciou na última segunda-feira, 14/10. O evento de abertura ocorreu no Campus Lajes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e é fruto da aprovação do projeto “Conexão Ciência: fortalecendo o conhecimento científico e tecnológico no RN” – submetido pelo Instituto – na chamada pública CNPq/MCTI nº 08/2024, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A abertura contou com uma mesa inicial, composta pelo diretor-geral do Campus Lajes, André Bezerra, pela coordenadora da Editora IFRN, Magda Diniz, o coordenador de pesquisa e inovação do Campus Lajes, Danyel Aguiar, e por um dos responsáveis pela submissão do projeto, Daniel Lima. Durante o evento, também estiveram presentes diretores sistêmicos, diretores gerais e acadêmicos, servidores e estudantes do Instituto.

O momento contou, ainda, com a palestra “Para ver ciência em todos os lugares”, ministrada pelos professores do Campus Natal-Central, Amadeu Albino e Glória Albino. Para Glória, o desejo é que a 21ª SNCT amplie o conhecimento científico: “O que a gente quer é que a ciência chegue a todos, em todos os lugares. Então poder falar sobre ciência, a importância da ciência para todo o desenvolvimento do país, é muito importante para a gente”, disse.

Iniciada etapa regional da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Programação

O projeto submetido pelo IFRN conta com uma gama de atividades a serem executadas, como: exposições e experimentos tecnocientíficos; palestras e rodas de conversa. Essas atividades ocorrerão em dez municípios do estado, com as seguintes datas já divulgadas pela organização:

As datas das atividades em Jucurutu, Santa Cruz e João Câmara devem ser divulgadas em breve, como detalha a coordenadora da Editora IFRN, Magda Diniz: “Cada município terá sua própria programação, e nessa programação, vários pesquisadores, estudiosos de assuntos específicos sobre biomas da natureza, estarão compartilhando muitos conhecimentos, projetos com docentes, discentes e a comunidade dos campi”, comentou.

O Conexão Ciência conta também com a colaboração de outras quatro instituições: o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio); o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Idema); a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *