O tema da SNCT e da SPG 2023 seguirá o nacional: Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável
por Clébio Melo
publicado:
17/10/2023 11h52
última modificação:
17/10/2023 11h52
O Instituto Federal da Paraíba – campus Campina Grande promove, no período de 18 a 20 de outubro de 2023, a 20ª Semana de Ciência e Tecnologia (SNCT) e a 9ª Semana de Petróleo e Gás (SPG). Os dois eventos têm como objetivo divulgar e aproximar a comunidade de temas e atividades relacionados à ciência, tecnologia e inovação.
De acordo com o presidente da Comissão Organizadora, Marcelo José Siqueira, serão três dias de uma extensa programação, incluindo palestras, minicursos, competições, oficinas, mesas redondas e apresentações de trabalhos ministrados por profissionais do IFPB e de outras instituições. O tema da SNCT e da SPG 2023 seguirá o nacional: Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável.
A abertura das atividades está prevista para às 9h20 da quarta-feira (18), com apresentação cultural SCT e SPG, seguida da solenidade de abertura, além de oficinas, minicursos e palestras. As discussões propostas nos encontros têm como foco mobilizar a população em torno da importância da ciência como ferramenta para geração de valor, de inovação, de riquezas, de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida.
O segundo dia de evento tem início às 8h com o Minicurso “SPG – Modelagem e Simulação Numérica de Escoamento Multifásicos e Layout de Sistemas de Produção”. A programação segue com diversas atividades até às 21h, quando será encerrada com uma mesa redonda. O último dia da 20ª Semana de Ciência e Tecnologia e a Semana de Petróleo e Gás do campus Campina Grande começa às 8h, com olímpiada de programação, processamento de produtos cárneos e construção de foguetes com garrafa PET entre as atividades.
O encerramento ocorre a partir das 16h com uma homenagem aos alunos e professores premiados em olimpíadas. Toda a programação pode ser conferida no link disponível para inscrição.
Assessoria de Comunicação do IFPB/Campina Grande
Texto: Felipe Bezerra (estagiário)
Revisão e edição: Clébio Melo – jornalista do IFPB Campina