Resta ao último evento do sistema de classificação do surfe, os Jogos Mundiais de Surfe ISA 2024 (sigla em inglês para Associação Internacional de Surfe – International Surfing Association), determinar os atletas da modalidade que vão disputar os Jogos Olímpicos Paris 2024.
Os melhores do mundo, incluindo aqueles que já obtiveram cotas provisórias, estão a caminho de Porto Rico, não só a fim de conquistar o título mundial, como também assegurar as vagas restantes e ajudar seus companheiros para fazerem parte da delegação de cada país nos Jogos.
Mais de 50 países são esperados em Porto Rico, com as Ilhas Virgens Britânicas fazendo sua estreia internacional no surfe.
Os Jogos Mundiais de Surfe ISA 2024 acontecem no recife de Margara (Porto Rico), de 23 de fevereiro a 3 de março, com os destinos Olímpicos de grandes estrelas do surfe, incluindo o brasileiro Gabriel Medina, a australiana Sally Fitzgibbons e Rio Waida, da Indonésia, sendo decididos nas ondas.
Você poderá acompanhar todas as ações ao vivo no Olympic Channel via Olympics.com, e também no aplicativo oficial das Olimpíadas.
Catorze vagas individuais (oito no feminino e seis no masculino), mais duas (uma em cada gênero) para o Comitê Olímpico Nacional melhor classificado – no somatório dos resultados de toda a equipe – estarão em jogo em Porto Rico.
Um Comitê Olímpico Nacional (CON) poderá ter, como máximo, quatro representantes nos próximos Jogos Olímpicos, dois em cada gênero. Este número poderá ser de três (por gênero), com a vaga sendo direcionada ao Comitê Olímpico Nacional (CON) com a melhor equipe colocada nos Jogos Mundiais de Surfe ISA 2024.
Ou seja, para os atletas que já asseguraram provisoriamente as vagas, as apostas ainda serão altas, pois tentarão conseguir uma vaga extra para seus companheiros.
Continue a leitura para descobrir o que é preciso saber sobre os Jogos Mundiais de Surfe ISA 2024, incluindo programação, formato, principais estrelas e como assistir à competição ao vivo.